IBM vai demitir milhares de funcionários até o final do ano

Decisão faz parte de uma estratégica de reposicionamento da empresa de tecnologia com foco na inteligência artificial
Alessandro Di Lorenzo05/11/2025 09h49
IBM
Imagem: ShU studio/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Mais uma onda de demissões em uma empresa de tecnologia. Dessa vez, trata-se da IBM, que vai cortar milhares de funcionários até o final deste ano como parte de uma estratégica de reposicionamento com foco na inteligência artificial.

Apesar de ter confirmado os cortes, a companhia não informou quantos trabalhadores serão desligados e nem deu uma data específica para os desligamentos. Apenas destacou que as demissões afetarão uma pequena porcentagem de sua força de trabalho.

Empresa não divulgou quantos funcionários serão demitidos (Imagem: Andrey_Popov/Shutterstock)

Maior cobrança por eficiência no trabalho

De acordo com um porta-voz da empresa, a IBM revisa rotineiramente a sua equipe de trabalho. O objetivo desse processo é ter as pessoas certas com as habilidades necessárias para garantir o equilíbrio da companhia.

Com sede em Nova York, a marca está tentando se posicionar como líder na construção do primeiro computador quântico viável do mundo. Neste cenário, tem apostado no maior uso de ferramentas de IA e cobrado uma maior eficiência dos funcionários.

Logo da IBM em um smartphone que está na horizontal e em cima de uma placa-mãe
IBM está passando por processo de reposicionamento (Imagem: PJ McDonnell/Shutterstock)

Recentemente, o presidente-executivo Arvind Krishna admitiu que a empresa tem utilizado agentes de inteligência artificial para substituir o trabalho de algumas centenas de empregados de recursos humanos. Segundo ele, isso permitiu contratar mais programadores e vendedores. As informações são do The Wall Street Journal.

Leia mais

Um dos efeitos da adoção da IA é o aumento das demissões no setor de tecnologia (Imagem: Gumbariya/Shutterstock)

Parte das demissões tem como justificativa a IA

  • De acordo com o rastreador independente de demissões Layoffs.fyi, foram mais de 112 mil funcionários demitidos pelas principais empresas do setor de tecnologia apenas neste ano.
  • Em 2024, os layoffs atingiram pouco mais de 150 mil funcionários.
  • Até agora, abril contabiliza o maior número de demissões em um único mês, com 24.500 pessoas desligadas.
  • Os argumentos para justificar as demissões variam, mas estão todos de alguma forma ligados à adoção de ferramentas de inteligência artificial e à automação de processos. 
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.