As baterias de íon-lítio estão em praticamente tudo (de celulares a carros elétricos), mas ainda enfrentam limitações graves: perdem potência no frio e podem até explodir em altas temperaturas.
Agora, pesquisadores da Penn State University, nos Estados Unidos, acreditam ter encontrado uma solução que pode mudar esse cenário.

Bateria para todos os climas
O grupo desenvolveu um novo modelo, chamado bateria para todos os climas (ACB, na sigla em inglês), capaz de operar de forma estável em temperaturas que vão de -50 °C a 75 °C. O estudo foi publicado na revista científica Joule.
Leia mais:
- Nova bateria para carros elétricos promete 300 km com carga de 5 minutos
- Mais barata e sem lítio: startup promete uma nova bateria
- O novo destino das baterias elétricas: lucro e sustentabilidade

Aquecimento interno e materiais otimizados
- Segundo Chao-Yang Wang, professor de engenharia mecânica e química e líder do projeto, o segredo está na combinação de materiais mais estáveis e um sistema interno de aquecimento feito com uma película de níquel ultrafina, cerca de dez micrômetros – pouco maior que uma hemácia.
- Essa estrutura permite que a própria bateria regule sua temperatura sem a necessidade de sistemas externos de resfriamento ou aquecimento, o que reduz custos, peso e manutenção.
- “Com essa abordagem, eliminamos a necessidade de mecanismos externos e tornamos o uso de baterias muito mais eficiente e seguro”, afirmou Wang.
A expectativa é que a nova tecnologia seja usada em veículos elétricos, data centers e sistemas de energia solar, especialmente em ambientes extremos onde as baterias atuais não funcionam bem.
