Ponte em Taiwan é estaiada, assimétrica, resistente a terremotos e promete uma bela vista

Com 920 metros de comprimento e 200 metros de altura, a construção é a ponte estaiada assimétrica mais longa do mundo
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 06/11/2025 06h40
ponte-taiwan-1-1920x1080
Imagem: twabian/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As autoridades de Taiwan confirmaram a conclusão da instalação da estrutura do que será a ponte estaiada de torre única mais longa do mundo. A construção atravessa o rio Tamsui, perto da capital Taipei, e é considerada um marco da arquitetura e da engenharia.

Projetada pela Zaha Hadid Architects para minimizar os impactos ambientais, a Ponte Danjiang apresenta um estilo fluido, orgânico e futurista. Ela também deve aliviar o congestionamento na ponte Guangdu e reduzir o tempo de viagem entre Bali e Tamsui em até 25 minutos.

Ilha contará com uma das pontes mais modernas do mundo (Imagem: YAO23/Shutterstock)

Construção conta com sistema de proteção contra terremotos

Também conhecida como Tamshui ou Tamkang Bridge, a estrutura irá conectar os distritos de Tamsui e Bali, no norte de Taiwan. No total, são 920 metros de comprimento e 200 metros de altura, características que fazem dela a ponte estaiada assimétrica mais longa do mundo.

A construção foi projetada com um sistema de amortecimento sísmico, o primeiro em Taiwan. Essa tecnologia garante que a estrutura suporte terremotos de até 7 graus. Além disso, a ponte conta com um mastro central cuidadosamente instalado para preservar a navegabilidade do rio e minimizar os impactos ambientais em um ecossistema de pântano protegido.

Linhas registradas por sismógrafo durante terremoto
Sistema de amortecimento sísmico garante que a estrutura suporte terremotos de até 7 graus (Imagem: MuhsinRina/Shutterstock)

De acordo com Zaha Hadid Architects, o posicionamento da Ponte Danjiang também foi pensado para oferecer vistas panorâmicas do pôr do sol a partir de pontos de observação próximos. As informações são do portal Interesting Engineering.

Leia mais

Construção da estrutura teve início em 2019 (Imagem: topimages/Shutterstock)

Inauguração está prevista para o início do ano que vem

  • As obras no local começaram em 2019, mas enfrentaram vários atrasos devido ao design complexo da ponte e à pandemia Covid-19.
  • O custo total do projeto é de US$ 766 milhões (mais de R$ 4 bilhões).
  • Embora a estrutura tenha sido finalizada, ainda é necessário realizar a pavimentação, instalação da iluminação, inspeções de cabos e testes de carga.
  • A previsão de inauguração é para o dia 12 de maio de 2026.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.