O WhatsApp está prestes a mudar a forma como você é identificado no aplicativo. A plataforma da Meta planeja lançar, em 2026, um recurso que permitirá usar nomes de usuário como alternativa ao tradicional número de telefone, o que já é possível no Telegram.
Empresas e contas comerciais também estão sendo orientadas a ajustar seus sistemas para o novo formato de identificação digital, explica o Gadgets360°.

Um nome para chamar de seu
Descoberto em uma versão beta para Android, o novo recurso promete mais privacidade e praticidade. Os usuários poderão definir um identificador único para iniciar conversas ou chamadas, sem precisar exibir o número de telefone. A função será opcional, permitindo escolher entre mostrar o nome ou manter o número visível.
Também será possível reservar antecipadamente o nome desejado, garantindo exclusividade e evitando disputas. A novidade poderá incluir chamadas diretas entre contatos sem a necessidade de compartilhar o número pessoal, reforçando a segurança nas interações.

Empresas com identidade própria
O WhatsApp enviou comunicados a contas comerciais pedindo que se preparem para a chegada dos identificadores personalizados. Negócios que utilizam a API do WhatsApp Business precisarão adaptar fluxos de trabalho e bancos de dados para o novo “ID de usuário com escopo comercial”.
Leia mais:
- Vai dar para mandar áudios em novo aplicativo do WhatsApp para Apple Watch
- WhatsApp Business vai proibir chatbots de IA; entenda
- WhatsApp: atualização aumentará proteção contra ataques cibernéticos, diz site
Esse identificador substituirá o número de telefone como base nas interações entre empresas e clientes. Segundo a plataforma, o campo será incorporado à API por meio de um novo webhook – método de comunicação que permite a troca de dados em tempo real por notificações automáticas.

Mais segurança e presença de marca
De acordo com o WhatsApp, o objetivo é tornar a comunicação mais segura e flexível. Os usuários poderão manter o número oculto em conversas e grupos, reduzindo o risco de exposição e golpes.
Para as empresas, a novidade também representa uma ferramenta de branding. Em vez de exibir longas sequências numéricas, as marcas poderão usar nomes personalizados que reforçam sua identidade e tornam a interação mais profissional.
Entre os principais benefícios citados pela plataforma estão:
- Maior proteção de privacidade;
- Criação de nomes personalizados para perfis e marcas;
- Integração mais simples entre clientes e empresas;
- Chamadas diretas sem compartilhar números de telefone;
- Melhoria na organização e no rastreamento de contatos comerciais.
O recurso ainda está em fase de testes e deve ser lançado oficialmente em 2026. Segundo a Meta, a atualização faz parte do esforço para tornar o WhatsApp mais seguro, funcional e alinhado à experiência de outras redes sociais da empresa, como o Instagram.