Adeus ao número? WhatsApp prepara nomes de usuário para todos os perfis

O WhatsApp vai lançar nomes de usuário em 2026, substituindo o número de telefone e oferecendo mais privacidade e identidade para usuários e empresas
Por Valdir Antonelli, editado por Layse Ventura 06/11/2025 18h26
whatsapp
Imagem: oasisamuel/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O WhatsApp está prestes a mudar a forma como você é identificado no aplicativo. A plataforma da Meta planeja lançar, em 2026, um recurso que permitirá usar nomes de usuário como alternativa ao tradicional número de telefone, o que já é possível no Telegram.

Empresas e contas comerciais também estão sendo orientadas a ajustar seus sistemas para o novo formato de identificação digital, explica o Gadgets360°.

Os usuários poderão definir um nome único para iniciar conversas ou chamadas, sem precisar exibir o número de telefone, exatamente como já acontece no Telegram.
Os usuários poderão definir um nome único para iniciar conversas ou chamadas, sem precisar exibir o número de telefone, exatamente como já acontece no Telegram. Imagem: nantonov/iStock

Um nome para chamar de seu

Descoberto em uma versão beta para Android, o novo recurso promete mais privacidade e praticidade. Os usuários poderão definir um identificador único para iniciar conversas ou chamadas, sem precisar exibir o número de telefone. A função será opcional, permitindo escolher entre mostrar o nome ou manter o número visível.

Também será possível reservar antecipadamente o nome desejado, garantindo exclusividade e evitando disputas. A novidade poderá incluir chamadas diretas entre contatos sem a necessidade de compartilhar o número pessoal, reforçando a segurança nas interações.

Empresas que utilizam o WhatsApp Business também poderão utilizar nomes como identificadores personalizados, mas precisarão adaptar seus fluxos de trabalho e banco de dados.
Empresas que utilizam o WhatsApp Business também poderão utilizar nomes como identificadores personalizados, mas precisarão adaptar seus fluxos de trabalho e banco de dados. Imagem: Funstock/shutterstock

Empresas com identidade própria

O WhatsApp enviou comunicados a contas comerciais pedindo que se preparem para a chegada dos identificadores personalizados. Negócios que utilizam a API do WhatsApp Business precisarão adaptar fluxos de trabalho e bancos de dados para o novo “ID de usuário com escopo comercial”.

Leia mais:

Esse identificador substituirá o número de telefone como base nas interações entre empresas e clientes. Segundo a plataforma, o campo será incorporado à API por meio de um novo webhook – método de comunicação que permite a troca de dados em tempo real por notificações automáticas.

Entre os benefícios do recurso estão a maior proteção de privacidade e a possibilidade de realizar chamadas diretas sem necessidade de compartilhar números de telefone
Entre os benefícios do recurso estão a maior proteção de privacidade e a possibilidade de realizar chamadas diretas sem necessidade de compartilhar números de telefone. Imagem: Ink Drop/Shutterstock

Mais segurança e presença de marca

De acordo com o WhatsApp, o objetivo é tornar a comunicação mais segura e flexível. Os usuários poderão manter o número oculto em conversas e grupos, reduzindo o risco de exposição e golpes.

Para as empresas, a novidade também representa uma ferramenta de branding. Em vez de exibir longas sequências numéricas, as marcas poderão usar nomes personalizados que reforçam sua identidade e tornam a interação mais profissional.

Entre os principais benefícios citados pela plataforma estão:

  • Maior proteção de privacidade;
  • Criação de nomes personalizados para perfis e marcas;
  • Integração mais simples entre clientes e empresas;
  • Chamadas diretas sem compartilhar números de telefone;
  • Melhoria na organização e no rastreamento de contatos comerciais.

O recurso ainda está em fase de testes e deve ser lançado oficialmente em 2026. Segundo a Meta, a atualização faz parte do esforço para tornar o WhatsApp mais seguro, funcional e alinhado à experiência de outras redes sociais da empresa, como o Instagram.

Valdir Antonelli
Colaboração para o Olhar Digital

Valdir Antonelli é jornalista com especialização em marketing digital e consumo.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.