Amazon declara guerra ao “personal shopper” de IA da Perplexity

Gigante do e-commerce acusa startup de violar regras e ameaça ação judicial contra o bot automatizado Comet
Leandro Costa Criscuolo06/11/2025 07h00
amazon shopping
Imagem: PixieMe/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Amazon exigiu que a startup de inteligência artificial Perplexity suspenda imediatamente o funcionamento do seu agente automatizado de compras na plataforma da gigante do e-commerce.

A medida foi comunicada por meio de uma notificação extrajudicial, que pode resultar em ação judicial caso o bot — conhecido como Comet — continue a atuar como “personal shopper” para os usuários.

perplexity
Perplexity é acusada de degradar experiência do consumidor e violar políticas da plataforma -Imagem: Robert Way/Shutterstock

Consumidores prejudicados

  • Segundo a empresa, o sistema da Perplexity estaria prejudicando a experiência dos consumidores.
  • “Solicitamos repetidamente que a Perplexity remova a Amazon da experiência Comet, especialmente diante da significativa degradação na experiência de compra e atendimento ao cliente”, afirmou um porta-voz da Amazon à AFP.
  • A companhia alega ainda que o serviço viola os termos de uso por realizar compras sem informar que age de forma independente em nome dos usuários.

Leia mais:

amazon.com
Disputa envolve o uso de um agente de inteligência artificial que faz compras sozinho na plataforma da varejista (Imagem: ssi77 / Shutterstock.com)

Startup acusa gigante de “intimidação”

Em resposta, a Perplexity, sediada em São Francisco, classificou a ação da Amazon como uma “tática de intimidação” contra empresas inovadoras.

A startup argumenta que o Comet foi criado para facilitar o processo de compra e que o avanço dos agentes de IA generativa permite executar tarefas de forma autônoma — como reservas, comparações de preços e compras online.

A Amazon rebate dizendo que o bot falha em oferecer recomendações personalizadas e comete erros em prazos de entrega. Paralelamente, a empresa testa seus próprios agentes de IA voltados para a jornada de compra.

Avaliada em cerca de US$ 20 bilhões, a Perplexity se junta a outras empresas — como a OpenAI, criadora do ChatGPT Atlas — que exploram o uso de navegadores com inteligência artificial para automatizar tarefas e compras na internet.

Pessoa segurando celular com logotipo do Perplexity e o buscador aberto num computador ao fundo
Perplexity diz que gigante tenta intimidar empresas inovadoras e promete continuar com seu agente Comet (Imagem: T. Schneider/Shutterstock)


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.