Cada vez mais empresas têm apostado na inteligência artificial como forma de aumentar a produtividade. Por outro lado, a adoção destas ferramentas está provocando um aumento nas demissões de trabalhadores.
Nos Estados Unidos, por exemplo, foi registrado o maior número de cortes de empregos em outubro em mais de duas décadas. Os dados são da Challenger, Gray & Christmas Inc., que atua no ramo da consultoria de recursos humanos.

Cortes são impulsionados pela adoção da IA
Apenas no mês passado, foram 153.074 demissões, quase o triplo do registrado em outubro do ano passado. Esse também é o maior número para o mês desde 2003. Os cortes têm sido impulsionados pelos setores de tecnologia e armazenamento.
Alguns setores estão corrigindo após o boom de contratações da pandemia, mas isso ocorre quando a adoção da IA, o abrandamento dos gastos do consumidor e das empresas e o aumento dos custos impulsionam o aperto de cinto e o congelamento das contratações. Os demitidos agora estão achando mais difícil garantir rapidamente novos papéis.
Andy Challenger, diretor de receita da Challenger, Gray & Christmas Inc.

Por outro lado, o levantamento mostra que os empregadores sediados nos EUA anunciaram o menor número de planos de contratação desde 2011. O relatório ainda indica que não há nenhuma projeção de melhora neste cenário pelo menos até o fim de 2025. As informações são da Bloomberg.
Leia mais
- IBM vai demitir milhares de funcionários até o final do ano
- Inteligência artificial acelera demissões no setor de tecnologia
- CEO da Amazon justifica demissões: “Não é por dinheiro ou pela IA”

Números do setor de tecnologia
- De acordo com o rastreador independente de demissões Layoffs.fyi, foram mais de 112 mil funcionários demitidos pelas principais empresas do setor de tecnologia apenas neste ano.
- Em 2024, os layoffs atingiram pouco mais de 150 mil funcionários.
- Até agora, abril contabiliza o maior número de demissões em um único mês, com 24.500 pessoas desligadas.
- Os argumentos para justificar as demissões variam, mas estão todos de alguma forma ligados à adoção de ferramentas de inteligência artificial e à automação de processos.