IA por todos os lados: conheça as casas modulares da Samsung

Projeto reimagina espaços residenciais com sistemas conectados à plataforma SmartThings e chegará ao mercado em 2026
Por Bruna Barone, editado por Layse Ventura 06/11/2025 07h13
casa modular
Samsung tem apostado fichas na integração de tecnologia IA em praticamente todas as suas linhas de produtos (Imagem: Samsung/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma casa com inteligência artificial perfeitamente conectada. É assim que a Samsung está reimaginando os espaços residenciais em construções modulares, um projeto que pode chegar ao mercado global já no ano que vem. Esse tipo de construção é feita a partir de “blocos” pré-fabricados que, depois, são transportados e montados no local, como se fossem peças de um quebra-cabeça.

A Samsung tem apostado fichas na integração de tecnologia IA em praticamente todas as suas linhas de produtos. Recentemente, a companhia lançou uma campanha global que ressalta seu portfólio de casas inteligentes, com geladeiras, fornos, lavadora, secadora e aspirador de pó.

No geral, a casa modular combina eletrodomésticos com inteligência artificial, sistemas de climatização (aquecimento, ventilação e ar-condicionado) de alta eficiência e conectividade por meio da plataforma SmartThings, aplicativo para dispositivos móveis da Samsung que controla aparelhos residenciais. O modelo foi apresentado na IFA 2025, a maior feira de eletrodomésticos da Europa.

sala modular
Painel exibe o Mapa 3D do SmartThings na sala de estar (Imagem: Samsung/Divulgação)

Ao entrar na casa…

Os visitantes são recebidos por um painel montado na parede à direita, que exibe o Mapa 3D do SmartThings. O visor mostra o status em tempo real dos eletrodomésticos em toda a casa, permitindo que os usuários monitorem e controlem os dispositivos instantaneamente. Na entrada, uma câmera de segurança e uma fechadura inteligente proporcionam acesso conveniente e seguro.

É automático

Conectada à fechadura inteligente, a SmartThings detecta a entrada de alguém, acende as luzes e abre as cortinas suavemente. O robô aspirador completa seu ciclo de limpeza e retorna à base de carregamento, enquanto o ar-condicionado ajusta a temperatura do ambiente para o nível desejado.

quarto modular
Ativar o Modo Jogo no aplicativo SmartThings desliga as luzes do teto e fecha as cortinas (Imagem: Samsung/Divulgação)

Leia Mais:

E econômico…

No smartphone, o SmartThings Energy mostra o consumo atual e a projeção mensal total dos eletrodomésticos. O recurso “Agendamento Ideal” permite que a máquina de lavar roupa e a lava-louças funcionem fora dos horários de pico, enquanto o robô-aspirador carrega apenas o suficiente durante o dia e completa a carga durante a noite, quando as tarifas de energia são mais baixas.

O aquecimento, o resfriamento e a água quente são alimentados por soluções de bomba de calor EHS projetadas para a Casa Modular Inteligente. Em futuros complexos, o SmartThings Pro poderá ser usado para gerenciar o aquecedor e o ar-condicionado em um único lugar, tornando os sistemas mais eficientes.

sistema modular
SmartThings Pro poderá ser usado para gerenciar o aquecedor e o ar-condicionado em um único lugar (Imagem: Samsung/Divulgação)

Ambientes reimaginados

Na sala multiuso, ativar o Modo Jogo no aplicativo SmartThings desliga as luzes do teto e fecha as cortinas. As luzes de LED sincronizam com os visuais e o ritmo do jogo, enquanto o ar-condicionado ajusta a temperatura ideal. O resultado é um “ambiente de jogo imersivo” que transforma a casa em um espaço adaptável que vai além da rotina diária.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.