A Microsoft confirmou nesta semana que um bug no Windows 10 está exibindo mensagens incorretas de “fim de suporte” para usuários que assinaram o programa de atualizações de segurança estendidas (ESU, na sigla em inglês). Segundo a empresa, o problema é apenas visual e não interfere no recebimento das atualizações prometidas para o sistema operacional. As informações são do portal Zdnet.
Mensagem de erro confunde usuários do Windows 10
O erro aparece em dispositivos que instalaram a atualização KB5066791, lançada em 14 de outubro de 2025 — o último pacote oficial de segurança do Windows 10. Após a instalação, alguns usuários começaram a ver um aviso dizendo que “sua versão do Windows atingiu o fim do suporte”, mesmo com uma licença ESU ativa.
De acordo com a Microsoft, o problema afeta tanto consumidores quanto empresas que usam as edições Windows 10 22H2 Pro, Education e Enterprise, além das versões Enterprise LTSC 2021 e IoT Enterprise LTSC 2021.

A empresa garantiu que as máquinas devidamente registradas no programa continuam a receber as atualizações de segurança normalmente, e que a falha está sendo tratada como um simples erro de exibição.
Microsoft lança correção parcial e promete atualização definitiva
Para contornar o problema, a Microsoft disponibilizou uma atualização de configuração em nuvem. No entanto, essa solução é voltada principalmente para empresas. Usuários domésticos terão que aguardar uma correção definitiva, que deve ser incluída em um futuro pacote de atualizações do Windows.
O programa ESU permite que usuários e empresas continuem a receber suporte e atualizações de segurança, mesmo após o fim do suporte oficial ao Windows 10 em outubro de 2025. Ele pode ser adquirido de três formas:
- Pagando uma taxa única de US$ 30;
- Resgatando 1.000 pontos do Microsoft Rewards (obtidos por pesquisas no Bing);
- Fazendo backup e sincronização via Windows Backup, o método mais acessível.
Essas opções garantem que o sistema reconheça o registro do usuário e o inclua automaticamente na lista de dispositivos aptos a receber as atualizações estendidas.

Como verificar se seu PC foi afetado
Para descobrir se o bug no Windows 10 atingiu o seu computador, é possível seguir um passo simples. Vá até Configurações > Atualização e Segurança > Windows Update. Caso o aviso “Sua versão do Windows atingiu o fim do suporte” apareça, mas você também veja a mensagem “Seu PC está inscrito para receber atualizações de segurança estendidas”, significa que tudo está funcionando corretamente — o erro é apenas visual.
Leia mais:
- Laboratório da Microsoft testa agentes de IA e descobre falhas alarmantes
- Microsoft expande capacidade de data center nos Emirados Árabes
- Microsoft corre contra o tempo para turbinar infraestrutura de IA
A Microsoft reforçou que o Windows 10 continuará a receber atualizações de segurança normalmente para todos os dispositivos que participam do ESU. A empresa também prometeu corrigir o problema definitivamente em uma atualização futura, ainda sem data divulgada.