Novo carro da Fórmula E é o mais rápido da história do esporte

Com potência máxima de 600 kW para ultrapassagens, modelo foi construído utilizando materiais 100% recicláveis 
Bruna Barone10/11/2025 06h35
gen4
GEN4 está previsto para estrear na próxima temporada, no final de 2026 (Imagem: FIA/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O GEN4 é o carro de corrida mais sustentável do automobilismo. É assim que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) define o seu mais novo modelo para a Fórmula E, previsto para estrear na próxima temporada, no final de 2026 — considerado também o carro de Fórmula E mais rápido da história do Campeonato Mundial ABB FIA. Em testes iniciais, o veículo atingiu a velocidade de 339 km/h.

“O GEN4 é muito mais do que um carro de corrida. Ele representa mais de uma década de progresso, inovação e ambição nas corridas elétricas”, disse Jeff Dodds, CEO da Fórmula E. “Desenvolvido em conjunto com a FIA, ele se destaca como a máquina mais avançada, exigente e sustentável que já construímos, redefinindo o que é possível em termos de desempenho e responsabilidade ambiental. Com o GEN4, a Fórmula E fortalece sua posição como o esporte mais inovador do mundo e uma verdadeira pioneira nas corridas.”

gen4 formula e
Frenagem regenerativa aprimorada passa de 600 kW para 700 kW (Imagem: FIA/Divulgação)

O que tem de novo?

O GEN4 oferece um aumento significativo em desempenho e tecnologia, com potência máxima de corrida de 450 kW e modo de ataque de 600 kW para ultrapassagens. A geração anterior oferecia potência máxima de 350 kW e 300 kW no modo de corrida. Já a frenagem regenerativa aprimorada passa de 600 kW para 700 kW, enquanto a capacidade de energia de corrida será até 55 kWh para corridas mais ousadas. 

O modelo apresenta duas configurações aerodinâmicas distintas: alta força descendente, otimizada para qualificação, e baixa força descendente, projetada especificamente para condições de corrida, proporcionando “desempenho incomparável na pista”.

Sua construção utiliza materiais 100% recicláveis: de sistemas de bateria a pneus de última geração, sendo 20% de conteúdo reciclado. A FIA diz que cada componente do GEN4 é selecionado por sua origem ética, reciclabilidade e impacto reduzido. “Essas inovações garantem que o GEN4 não seja construído apenas para velocidade e desempenho, mas também como um pioneiro da sustentabilidade no esporte e além”, informa o comunicado.

testes carro E
20% dos materiais utilizados na construção são reciclados, o dobro da versão anterior (Imagem: FIA/Divulgação)

“O GEN4 é o monoposto de Fórmula E mais avançado até hoje, com tecnologia de ponta que o torna o carro de corrida elétrico mais rápido e potente que os fãs já viram. Com os pilotos capazes de utilizar mais de 815 cv no Modo Ataque, além de tração integral permanente, aerodinâmica aprimorada e maior aderência graças a pneus maiores, o GEN4 se posiciona no topo da pirâmide de monopostos da FIA e será um dos carros de corrida de maior desempenho do mundo”, afirmou Vincent Gaillardot, gerente técnico da Fórmula E na FIA.

Leia Mais:

Expectativa

Após a revelação do modelo, o GEN4 será agora testado pelas equipes inscritas no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA: Porsche, Nissan, Stellantis, Jaguar e Lola Cars. A partir daí, especialistas poderão aplicar suas tecnologias internas em sistemas de propulsão e gerenciamento de energia para calibrar e levar o desempenho do carro ao limite antes da estreia.

carro corrida
Em testes iniciais, o veículo atingiu a velocidade de 339 km/h (Imagem: FIA/Divulgação)

“Esta nova e ousada estrutura técnica, fornecida pela FIA em conjunto com a Fórmula E, permitirá que as montadoras incorporem e demonstrem suas próprias tecnologias relevantes para as ruas como nunca antes, marcando o início de uma nova era brilhante para a Fórmula E, que, sem dúvida, será a mais emocionante e eletrizante até agora”, prometeu Marek Nawarecki, Diretor Sênior de Esportes em Circuito da FIA.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.