Tesla perde dois funcionários da alta cúpula da empresa

Profissionais eram líderes de projetos ambiciosos e saem após ocupar grandes cargos durante anos na companhia
Matheus Chaves10/11/2025 17h56
Tesla
Loja da Tesla - Imagem: Daniel Fung /Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nesta segunda-feira (10), dois funcionários da alta cúpula anunciaram que deixaram a Tesla. Trata-se do chefe do programa Cybertruck, Siddhant Awasthi, e Emmanuel Lamacchia, líder do programa Model Y, o carro mais vendido da empresa.

Os anúncios foram realizados por meio do LinkedIn. A seguir, saiba mais detalhes sobre as saídas aparentemente repentinas. 

Leia mais:

Siddhant Awasthi

Há oito anos na empresa, ele atuou em um programa escolar sobre hyperloop, realizou estágio na Tesla e entrou na companhia assim que se formou em engenharia, em 2018. Após dois anos, passou a exercer o cargo de gerente de engenharia, e dentro de três anos assumiu o papel de gerente sênior de programas técnicos, tendo como responsabilidade a arquitetura de 48 volts da Cybertruck. 

Tesla Cybertruck ao lado de uma placa vermelha com o logo da Tesla
Cybertruck (Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock)

O profissional assumiu o posto de chefe do programa de caminhões elétricos em 2022. O Cybertruck acabou sendo um fracasso, pois o plano era que a empresa produzisse 250 mil unidades do veículo por ano, mas a marca está com dificuldade para vender 25 mil. unidades por ano. 

Ele compartilhou a sua decisão por meio do LinkedIn, dizendo que: 

“Recentemente, tomei uma das decisões mais difíceis da minha vida: deixar a Tesla após uma trajetória incrível”. Além disso, tentou dar um breve resumo sobre sua trajetória: “É difícil resumir oito anos em poucas linhas, mas que jornada emocionante foi essa: acelerar o desenvolvimento do Model 3, trabalhar na Giga Shanghai, desenvolver novos componentes eletrônicos e arquiteturas sem fio e entregar a Cybertruck, um projeto único na vida — tudo isso antes de completar 30 anos. A cereja do bolo foi poder voltar a trabalhar no Model 3 no final”.

O trabalho que ele cita ter realizado no Model 3 foi no ano passado, quando assumiu a responsabilidade pelo programa.

Emmanuel Lamacchia

Teslas
Tesla Model Y – Imagem: onapalmtree/Shutterstock

Engenheiro mecânico, Emmanuel Lamacchia estava há 8 anos na Tesla. Nos últimos 4 anos, ele liderou o programa Model Y, o carro mais vendido da empresa. O profissional anunciou sua saída por meio do LinkedIn.

“Após 8 anos incríveis, estou me despedindo da Tesla. Que jornada! De liderar o desenvolvimento de novos produtos (NPI) para as variantes do Model 3 e do Model Y a me tornar Gerente de Programa de Veículos do Model Y, o carro mais vendido do mundo! Liderar o lançamento do novo Model Y foi o ponto alto: converter todas as 4 fábricas em 3 continentes em apenas 2 semanas. Algo inédito na indústria automotiva”, escreveu o engenheiro em parte de seu comunicado de despedida.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital