Nesta segunda-feira (10), dois funcionários da alta cúpula anunciaram que deixaram a Tesla. Trata-se do chefe do programa Cybertruck, Siddhant Awasthi, e Emmanuel Lamacchia, líder do programa Model Y, o carro mais vendido da empresa.
Os anúncios foram realizados por meio do LinkedIn. A seguir, saiba mais detalhes sobre as saídas aparentemente repentinas.
Leia mais:
- Com queda nas vendas, Tesla aposta no aluguel de carros
- Ações da Tesla caem 5% após aprovação de pacote bilionário para Elon Musk
- Tesla: Elon Musk prevê aprovação total da direção autônoma na China em 2026
Siddhant Awasthi
Há oito anos na empresa, ele atuou em um programa escolar sobre hyperloop, realizou estágio na Tesla e entrou na companhia assim que se formou em engenharia, em 2018. Após dois anos, passou a exercer o cargo de gerente de engenharia, e dentro de três anos assumiu o papel de gerente sênior de programas técnicos, tendo como responsabilidade a arquitetura de 48 volts da Cybertruck.

O profissional assumiu o posto de chefe do programa de caminhões elétricos em 2022. O Cybertruck acabou sendo um fracasso, pois o plano era que a empresa produzisse 250 mil unidades do veículo por ano, mas a marca está com dificuldade para vender 25 mil. unidades por ano.
Ele compartilhou a sua decisão por meio do LinkedIn, dizendo que:
“Recentemente, tomei uma das decisões mais difíceis da minha vida: deixar a Tesla após uma trajetória incrível”. Além disso, tentou dar um breve resumo sobre sua trajetória: “É difícil resumir oito anos em poucas linhas, mas que jornada emocionante foi essa: acelerar o desenvolvimento do Model 3, trabalhar na Giga Shanghai, desenvolver novos componentes eletrônicos e arquiteturas sem fio e entregar a Cybertruck, um projeto único na vida — tudo isso antes de completar 30 anos. A cereja do bolo foi poder voltar a trabalhar no Model 3 no final”.
O trabalho que ele cita ter realizado no Model 3 foi no ano passado, quando assumiu a responsabilidade pelo programa.
Emmanuel Lamacchia

Engenheiro mecânico, Emmanuel Lamacchia estava há 8 anos na Tesla. Nos últimos 4 anos, ele liderou o programa Model Y, o carro mais vendido da empresa. O profissional anunciou sua saída por meio do LinkedIn.
“Após 8 anos incríveis, estou me despedindo da Tesla. Que jornada! De liderar o desenvolvimento de novos produtos (NPI) para as variantes do Model 3 e do Model Y a me tornar Gerente de Programa de Veículos do Model Y, o carro mais vendido do mundo! Liderar o lançamento do novo Model Y foi o ponto alto: converter todas as 4 fábricas em 3 continentes em apenas 2 semanas. Algo inédito na indústria automotiva”, escreveu o engenheiro em parte de seu comunicado de despedida.