Confira o Olhar Digital News na íntegra (10/11/2025)

O visitante interestelar 3I/ATLAS saiu do brilho do Sol com uma surpresa: uma estrutura parecida com uma cauda
Vitoria Lopes Gomez10/11/2025 21h29, atualizada em 10/11/2025 21h30
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Veja os destaques do Olhar Digital News desta segunda-feira:

Brasil lidera salários em tecnologia na América Latina, mas desigualdade preocupa

O Brasil alcançou o topo do ranking latino-americano em salários para profissionais de tecnologia, segundo o relatório The State of Global Compensation 2025, da multinacional de RH Deel. O estudo analisou mais de 1 milhão de contratos em 150 países e revelou que o país se destaca na região, apesar de ainda enfrentar desafios de desigualdade salarial e precarização de contratos.

Lula na COP30: “É momento de derrotar os negacionistas” e “investir no clima, não em guerra”

O Brasil é o lar da COP30, evento da ONU voltado para discussões sobre a crise climática. Hoje, o presidente Lula discursou na abertura da conferência, alertando para os perigos da desinformação e pedindo mais investimentos no combate às mudanças climáticas.

Vem aí o Dr. ChatGPT?

A OpenAI está considerando o desenvolvimento de produtos de saúde para o consumidor, incluindo uma assistente de inteligência artificial especializada. A possibilidade seria uma tentativa da desenvolvedora de expandir seu portfólio de produtos e seu campo de atuação. 

Sol dispara explosões violentas em direção à Terra e afeta comunicação no planeta

Pouco antes do amanhecer de domingo, por volta das 4h da manhã pelo horário de Brasília, foi registrada uma erupção solar de classe X – o tipo mais poderoso. O fenômeno ocorreu na mancha solar AR4274, uma região ativa próxima ao centro da face visível da estrela. A explosão provocou um apagão de rádio que afetou comunicações de alta frequência em todo o lado iluminado da Terra. A erupção lançou uma ejeção de massa coronal em direção ao planeta.

Visitante interestelar 3I/ATLAS desenvolve cauda incomum

Após semanas escondido pelo brilho do Sol, o cometa 3I-ATLAS voltou a ser visível da Terra, mas apenas para quem dispõe de instrumentos adequados. Ele aparece baixo no horizonte leste, cerca de uma hora antes do amanhecer, na constelação de Virgem.

O astrofotógrafo austríaco Michael Jaeger, que monitora o 3I/ATLAS, notou alguma coisa diferente com o nosso visitante interestelar: uma estrutura de cauda complexa.

O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira nas nossas redes sociais!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.