Pirelli lança pneu inteligente que monitora o asfalto em tempo real

Cyber Tire da Pirelli usa sensores para detectar buracos, ajustar o carro em tempo real e tornar as estradas mais seguras e inteligentes
Por Valdir Antonelli, editado por Layse Ventura 11/11/2025 20h35
pneu-pirelli-shutterstock_2560500561-1920x1080
Imagem: Ruslan Lytvyn/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

A Pirelli está levando a tecnologia automotiva a outro nível com o Cyber Tire, um pneu equipado com sensores capazes de medir temperatura, pressão e até detectar o estado do asfalto. O projeto, que começou em supercarros, agora chama a atenção de agências de trânsito e pode transformar a forma como as estradas são monitoradas.

O pneu inteligente, que se comunica via Bluetooth Low Energy, foi criado para melhorar a segurança e o desempenho dos veículos. Com novos testes realizados na Itália, ele pode ajudar governos e motoristas a evitar acidentes e aprimorar a manutenção das vias públicas.

O Cyber Tire da Pirelli vem com sensores que permitem monitorar a temperatura, pressão e o estado do asfalto.
O Cyber Tire da Pirelli vem com sensores que permitem monitorar a temperatura, pressão e o estado do asfalto. Imagem: Divulgação/Pirelli

Um pneu que pensa e se adapta

O Cyber Tire é resultado de anos de pesquisa da multinacional italiana, em parceria com marcas de luxo como McLaren, Pagani e Aston Martin. Inicialmente projetado para carros de alto desempenho, ele se conecta diretamente ao sistema do veículo, ajustando automaticamente componentes como o freio ABS e o controle de estabilidade (ESC).

Em outras palavras, o pneu “avisa” ao carro como está seu comportamento, e o veículo adapta suas respostas para garantir mais precisão e segurança ao dirigir.

Não é apenas uma melhora técnica, mas também uma sensação melhor ao dirigir. Os clientes percebem mais estabilidade e prazer ao volante.

Piero Misani, CTO da Pirelli, ao ArsTechnica.
Em parceria com uma startup, a Pirelli iniciou um projeto que monitora estradas, combinando as informações dos pneus com câmeras e visão computacional para detectar as condições das vias.
Em parceria com uma startup, a Pirelli iniciou um projeto que monitora estradas, combinando as informações dos pneus com câmeras e visão computacional para detectar as condições das vias. Imagem: Divulgação/Pirelli

Testes em estradas inteligentes

O potencial da tecnologia chamou a atenção de órgãos públicos. Em parceria com a startup sueca Univrses, a Pirelli iniciou um projeto na região da Apúlia, na Itália, para monitorar o estado das estradas. Os pneus equipados com sensores analisam a superfície e enviam dados em tempo real.

Essas informações são combinadas com imagens de câmeras e visão computacional, permitindo detectar rachaduras, buracos e outras irregularidades na pista com alta precisão.

Entre os benefícios do sistema:

  • Identificação de danos invisíveis a olho nu;
  • Coleta de dados para manutenção preventiva;
  • Integração com sistemas de trânsito inteligentes;
  • Possibilidade de alertas automáticos de risco para motoristas.

“Se detectamos aquaplanagem, o limite poderá ser ajustado automaticamente”, comenta Misani. “Estamos caminhando rumo à integração com as estradas inteligentes.”

De acordo com a Pirelli, há novos testes em andamento na Europa e na Ásia para adaptar a tecnologia a veículos mais acessíveis.
De acordo com a Pirelli, há novos testes em andamento na Europa e na Ásia para adaptar a tecnologia a veículos mais acessíveis. Imagem: Divulgação/Pirelli

De supercarros ao tráfego urbano

A tecnologia do Cyber Tire não ficará restrita a carros de luxo. Segundo a Pirelli, novos projetos já estão sendo testados na Europa e na Ásia, com o objetivo de levar o sistema para modelos mais acessíveis e integrar os dados coletados com plataformas públicas de mobilidade.

Leia mais:

A ideia é simples, mas poderosa: usar os pneus (os pontos de contato mais diretos com o solo) para criar um ecossistema inteligente de transporte. Assim, as cidades poderão reagir mais rapidamente a problemas nas vias, reduzindo acidentes e otimizando o trânsito.

Valdir Antonelli
Colaboração para o Olhar Digital

Valdir Antonelli é jornalista com especialização em marketing digital e consumo.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.