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Há 16 anos, engenheiros trabalhavam em um projeto de direção autônoma do Google e realizavam os primeiros testes em estradas do Vale do Silício. O projeto se tornou a Waymo que, agora, anunciou que seus robotáxis estão prontos para circular por rodovias em torno de Phoenix, Los Angeles e São Francisco.
A novidade representa um passo decisivo na evolução dos carros autônomos, que passam a encarar um novo desafio: a alta velocidade dessas vias, destaca o The Verge. Segundo a empresa, o objetivo é tornar as viagens mais curtas, eficientes e seguras, conectando passageiros ao transporte público e aos aeroportos – um avanço que coloca a Waymo na dianteira desse mercado.

Robotáxis prontos para viagens mais longas (mas não muito)
Desde o lançamento, os veículos da Waymo evitavam rodovias, preferindo trajetos urbanos mais lentos para reduzir riscos. Mas, após anos de testes controlados e simulações, a empresa afirma que seus sistemas estão prontos para lidar com a complexidade do tráfego em alta velocidade.
Dirigir em rodovias é algo fácil de aprender, mas muito difícil de dominar quando falamos de autonomia total, sem um motorista humano como apoio.
Dmitri Dolgov, co-CEO da Waymo, em coletiva de imprensa.
O novo recurso será liberado gradualmente para os usuários do programa de acesso antecipado. A experiência será a mesma: o passageiro solicita a corrida pelo aplicativo, e o sistema seleciona automaticamente a rota mais rápida – agora incluindo trechos de rodovia.

Viagens podem ficar 50% mais rápidas
A Waymo promete trajetos até 50% mais rápidos, especialmente entre cidades próximas, como São Francisco e Mountain View. A expectativa é que a novidade melhore a experiência dos passageiros e aumente as avaliações do serviço.
A empresa também está expandindo sua operação na Baía de São Francisco até San Jose, oferecendo acesso 24 horas aos terminais do Aeroporto Internacional Mineta.
Principais destaques da nova fase da Waymo:
- Viagens com uso parcial de rodovias em três grandes cidades americanas;
- Redução significativa do tempo de trajeto;
- Expansão do serviço até o aeroporto de San Jose;
- Operação contínua, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Segurança em alta velocidade
Dirigir em alta velocidade sem motorista humano é um desafio técnico e psicológico. Para garantir a segurança, os engenheiros da Waymo reforçaram os sistemas de LiDAR, radar e câmeras 360°, capazes de identificar obstáculos a distâncias equivalentes a três campos de futebol.
Pierre Kreitmann compara a redundância do sistema a uma pessoa que perde metade da visão, mas ainda consegue dirigir com segurança. Ou seja, o veículo mantém o controle mesmo em caso de falha.
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A Waymo também colabora com órgãos como o Departamento de Segurança Pública do Arizona e a Patrulha Rodoviária da Califórnia para assegurar conformidade com as normas locais e respostas rápidas em emergências.
O investimento da Waymo em viagens por rodovias não é coincidência. Essas áreas representam cerca de 20% das corridas realizadas por aplicativos como Uber – um mercado bilionário que a empresa pretende conquistar com eficiência e segurança.