Essa alga é um dos maiores organismos unicelulares já descobertos

Conheça detalhes em relação ao aspecto desse ser vivo, onde ele pode ser encontrado e o que acontece se for estourado
Por Matheus Chaves, editado por Lucas Soares 12/11/2025 05h50
Valonia ventricosa
Foto de uma alga olho-do-marinheiro no fundo do mar em uma região tropical ou subtropical - Imagem: scubaluna/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Com uma coloração brilhante, a alga olho-do-marinheiro, também chamada de alga perolada (Valonia ventricosa), pode ser encontrada em diferentes regiões marinhas e é tida como um dos maiores organismos unicelulares já descobertos.

Detalhes sobre a alga olho-do-marinheiro

  • A maioria dos seres unicelulares alcança apenas a medida de milímetros, mas este tem capacidade para atingir a casa dos centímetros de diâmetro. Porém, vale destacar que também pode ter o tamanho de um ponto minúsculo, semelhante à cabeça de um alfinete.
  • Esta alga é unicelular, mas pode conter diversos núcleos, pois se enquadra nos chamados organismos cenocíticos — ou seja, é constituída por uma massa de citoplasma com vários núcleos que não são separados por paredes celulares.
  • De acordo com a New Heaven Reef Conservation Program (Programa de Conservação de Recifes de New Heaven, em português), esses múltiplos núcleos são dispostos em lóbulos no centro da bolha chamada de vacúolo. Sua anatomia interna é parecida com a de uma esfera de plasma de Tesla.
  • O organismo também possui cloroplastos, organelas que auxiliam na realização da fotossíntese, fornecendo energia por meio da luz solar.
Olho-do-marinheiro
Algo com coloração esverdeada no fundo do mar – Imagem: Damsea/Shutterstock

Leia mais:

O que acontece se estourar um olho-de-marinheiro em forma de alga?

Esse é um ponto curioso, pois, ao fazer isso, existe a possibilidade de surgirem mais V. ventricosa, já que o organismo precisa apenas de um núcleo celular para se desenvolver em outros indivíduos.

Alga no fundo do mar
Veja como a alga apresenta uma coloração brilhante – Imagem: Ian Cramman/Shutterstock

Mergulhadores costumam encontrar esse tipo de organismo em recifes de coral em regiões tropicais e subtropicais dos oceanos no planeta. Ao avistá-las, é possível conhecê-las por conta da coloração que varia do verde brilhante ao preto e, em algumas situações, até prateada, por conta da estrutura única dos cristais de celulose que fica em suas paredes celulares.

Apesar dessas curiosidades, caso você realize mergulhos em corais nas regiões citadas, o recomendado é não tentar estourar esses organismos. Deixe que apenas sigam o curso natural de sua sobrevivência.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.