Executivo troca Intel por OpenAI para chefiar pesquisas em IA

Fabricante de chips tem tido dificuldades para manter executivos desde o início de sua reformulação, em abril de 2025
Por Bruna Barone, editado por Pedro Spadoni 12/11/2025 09h27
intel logo
CEO Lip-Bu Tan ficará responsável pelo setor de inteligência artificial na Intel (Imagem: JHVEPhoto/iStock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

A Intel anunciou que o CEO Lip-Bu Tan ficará responsável pelo setor de inteligência artificial da fabricante de chips após a saída do diretor de tecnologia da empresa para a OpenAI. O executivo Sachin Katti integrava a equipe desde janeiro, quando a companhia iniciou uma grande reorganização de gestão focada em IA, segundo a Reuters.

“Agradecemos a Sachin por suas contribuições e desejamos-lhe tudo de bom. Lip-Bu liderará os Grupos de IA e Tecnologias Avançadas, trabalhando em estreita colaboração com a equipe”, disse a Intel em comunicado. “A IA continua sendo uma das maiores prioridades estratégicas da Intel, e estamos focados em executar nosso roteiro de tecnologia e produtos em cargas de trabalho de IA emergentes.”

Na OpenAI, Katti ficará responsável por “projetar e construir nossa infraestrutura de computação, que impulsionará nossa pesquisa em inteligência artificial geral e ampliará suas aplicações para beneficiar a todos”, segundo uma publicação do presidente da OpenAI, Greg Brockman, no X.

Logo da OpenAI em um smartphone que está em cima do teclado de um notebook
Dona do ChatGPT foi acusada de duas infrações (Imagem: Ascannio/Shutterstock)

Na Intel, o vice-presidente sênior era responsável por liderar a estratégia geral de inteligência artificial da empresa e o roteiro de produtos de IA, bem como o Intel Labs, o relacionamento da companhia com os ecossistemas de startups e desenvolvedores e o NEX (Network and Edge Group).

Instabilidade

A Intel tem passado por dificuldades estruturais e financeiras já há alguns anos. A empresa americana ficou para trás na corrida dos chips de IA pós-ChatGPT que impulsionou a ascensão da Nvidia. Também falhou em seguir seu cronograma de lançamentos. E no ano passado precisou lidar com a onda de instabilidade que assolou seus processadores.

O cenário instável contribuiu para a saída de diversos executivos desde que Tan assumiu o cargo em março. E a Casa Branca, sob a presidência de Donald Trump, tem buscado maneiras de dar fôlego à companhia. Recentemente, a Intel anunciou que recebeu US$ 5,7 bilhões do governo — parte de um acordo que prevê 10% de participação na empresa.

O grande desafio da marca é a concorrência interna: a Intel ainda não conseguiu projetar um chip de IA para data centers capaz de rivalizar com produtos da Nvidia fabricados pela TSMC de Taiwan. 

chip intel
Empresa americana ficou para trás na corrida dos chips de IA pós-ChatGPT que impulsionou a ascensão da Nvidia (Imagem: FinkAvenue/iStock)

Leia mais:

Talentos

Katti trabalhou para a Intel por quatro anos e liderou também o grupo de redes sob a gestão do ex-CEO Pat Gelsinger, que se aposentou após 40 anos na companhia. O executivo foi promovido por Tan a diretor de IA em abril, quando reorganizou a estrutura de liderança da empresa. Antes disso, Katti foi professor de engenharia elétrica e ciência da computação em Stanford por quase 15 anos.

Ele possui doutorado em engenharia elétrica e ciência da computação pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e bacharelado em engenharia elétrica pelo Instituto Indiano de Tecnologia de Bombaim (IIT Bombay).

katti intel
Executivo era responsável pelo relacionamento da companhia com os ecossistemas de startups e desenvolvedores (Imagem: Intel/Divulgação)

Com a saída do diretor, Naga Chandrasekaran, que dirigia a subsidiária de manufatura da Intel, ganhará mais funções no relacionamento de clientes externos. Em setembro, Tan também anunciou a contratação de Kevork Kechichian, ex-executivo da Arm, para administrar a unidade de data center da Intel.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.