Siga o Olhar Digital no Google Discover
Você tem um notebook velho encostado em casa e que talvez com um bom “upgrade” poderia voltar “à vida”? Pois bem, o ChromeOS Flex é uma versão gratuita do sistema operacional do Google desenvolvida
especialmente para revitalizar computadores antigos.
Ele é baseado no ChromeOS (presente nos Chromebooks) mas pode ser instalado em notebooks e desktops tradicionais com processadores Intel ou AMD. Por ser leve e focado no uso online, o ChromeOS Flex oferece desempenho mais fluido em máquinas com hardware limitado, além de permitir que elas continuem úteis em tarefas cotidianas, como navegar na internet, acessar e-mails, assistir vídeos, estudar e trabalhar com documentos na nuvem.
Leia Mais:
- Como o Google quer juntar Android e ChromeOS para competir com a Apple
- Tem um Chromebook velho? Veja 6 ideias do que fazer com ele
- Vale a pena consertar um celular antigo?
O que é e para que serve o ChromeOS Flex?

Uma das principais vantagens é a possibilidade de reduzir o descarte de lixo eletrônico, permitindo que equipamentos antigos ganhem uma nova vida útil, sem exigir peças caras ou sistemas pesados como versões recentes do Windows. Basta que o computador tenha:
- Processador Intel ou AMD x64;
- Mínimo de 4 GB de RAM;
- Pelo menos 16 GB de armazenamento;
- Acesso à internet;
- Um pendrive de 8 GB (para instalar).
Como instalar o ChromeOS Flex?
Você vai precisar de: um pendrive de 8 GB ou mais (todo o conteúdo será apagado); um computador para preparar o pendrive e, claro, do seu notebook antigo para instalar o sistema.
Tempo necessário: 10 minutos
- Conecte o pendrive de instalação
Conecte o dispositivo móvel (pendrive) no computador principal para prepará-lo.
- Instale o utilitário de recuperação do Chromebook no seu navegador
É uma extensão gratuita do Google Chrome, que também funciona em outros navegadores.

- Depois de instalar a extensão, clique no canto superior direito

- Criar a mídia no pendrive
O sistema irá solicitar um pendrive ou cartão SD para criar a unidade de instalação. Basta clicar em “Começar” assim que plugar a mídia no computador.

- Selecionar na proxima tela “Google Chrome OS Flex”
Na próxima tela, na caixa de seleção selecione “Google Chrome OS Flex” e clique em “Continuar” e selecione o Pendrive. Lembre-se, todos os dados serão apagados. Clique em “Criar Agora”.
- Com a mídia pronta, vá para o notebook velho para preparar o “boot”
Para selecionar o pendrive como boot, você precisa acessar a BIOS do seu laptop, procedimento que pode variar de acordo com o fabricante (basta pesquisar o modelo do notebook para ver qual tecla correta). Normalmente, basta ligar o equipamento e pressionar a tecla F2, F12, ou DEL, dependendo da marca. Deixe o pendrive como primeira opção de boot:

- Aguarde a instalação
Se tudo der certo, aparecerá a seguinte tela:

- Escolha a linguagem na próxima tela e clique em “Instalar”
Nas próximas telas, você irá selecionar a linguagem desejada e em seguida duas opções: Instalar o ChromeOS Flex ou Testar Primeiro. Na opção Testar Primeiro, significa rodar o sistema sem instalá-lo, apenas para fazer um teste. Clique em Instalar para concluir a instalação definitiva.

Pronto, feito isso, basta esperar a reinicialização, retirar o Pendrive e, em seguida, você ainda poderá mudar a sua linguagem definitiva de instalação!
Em seguida, irá definir o tipo de uso, atualizações e poderá fazer o login da sua conta Google, e pronto!
Seu notebook poderá ainda ganhar uma “sobrevida” com essa atualização de sistema operacional.