Participe do Encontro Paraibano de Astrofotografia com o Olhar Espacial

O Olhar Espacial convida você para um passeio ao Sertão da Paraíba para participar do 12º Encontro Paraibano de Astrofotografia
Flavia Correia14/11/2025 12h50
casaro-do-jabre-1920x1080
Casarão do Jabre, na zona rural da cidade de Matureia, Paraíba, sede do Encontro Paraibano de Astrofotografia. Crédito: Caio Silva/EPA/Divulgação
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Neste fim de semana, o Sertão da Paraíba vai sediar um dos maiores eventos de astrofotografia do Brasil: o Encontro Paraibano de Astrofotografia (EPA), que está na 12ª edição. Essa conferência ocorre anualmente no Casarão do Jabre, na zona rural da cidade de Matureia, reunindo astrônomos, astrofotógrafos e entusiastas para contemplar e fotografar toda a beleza e imensidão do Universo

De acordo com a Associação Paraibana de Astronomia (APA), a ideia principal é promover a integração entre todos os que praticam ou gostam de astrofotografia, com o objetivo de difundir as técnicas e ganhar novos adeptos.

Céu estrelado no alto do Pico do Jabre, em Matureia, na Paraíba. Crédito: Allysson Macario (cedido pela APA)

É diretamente de lá que será transmitido o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (14), dia de abertura do evento, que vai até domingo (16). O apresentador Marcelo Zurita vai conversar com participantes do EPA sobre astrofotografia no geral e, é claro, as expectativas em relação à 12ª edição do encontro.

O EPA é organizado pela APA, o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (NEPA), o Casarão do Jabre e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Fazenda Carnaúba, Prefeitura de Matureia e Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).

Céu do Pico do Jabre, ponto mais alto da Paraíba e cartão-postal do município de Matureia. Crédito: Diego Alencar (cedido pela APA)

Lei protege céu e impulsiona turismo no Sertão da Paraíba

Um levantamento de três anos destacou o Pico do Jabre, em Matureia – local do encontro – como um dos melhores destinos para o astroturismo no Brasil. De acordo com o Índice de Potencial Astroturístico, o local é o quinto mais promissor do país para observar o céu noturno.

Todos os parques nacionais foram avaliados pelo estudo, com base em critérios da Dark Sky International e da Starlight Foundation, referências globais na observação do céu e na redução da poluição luminosa.

Com condições naturais ideais, Matureia oferece céu estável com longos períodos de baixa umidade e limpo. A transparência do ar e a baixa poluição luminosa facilitam a observação detalhada de corpos celestes fracos, como nebulosas, aglomerados estelares, eclipses e chuvas de meteoros, devido aos horizontes amplos e céus escuros.

Para garantir a manutenção desse cenário, a cidade aprovou a primeira lei municipal do Brasil de proteção do céu. Saiba detalhes aqui.

Via Láctea sobre Casarão do Jabre em Maturéia, PB
Via Láctea sobre Casarão do Jabre em Maturéia, PB. Crédito: Marcelo Zurita

Leia mais:

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTubeFacebookInstagramX (antigo Twitter)LinkedIn e TikTok.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.