Nubank atinge o maior lucro de sua história no terceiro trimestre de 2025

A fintech teve uma alta de 39% em seus ganhos líquidos em relação ao mesmo período do ano passado. Confira!
Por Matheus Chaves, editado por Bruno Capozzi 14/11/2025 06h02, atualizada em 14/11/2025 11h34
Nubank
Startup brasileira pioneira no segmento de serviços financeiros vem ganhando cada vez mais espaço no mercado - Imagem: Miguel Lagoa/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Na quinta-feira (13), foi divulgado um balanço que mostra que o Nubank teve um lucro líquido de US$ 783 milhões (cerca de R$ 4 bilhões) no terceiro trimestre de 2025. Além disso, a instituição financeira já havia disparado na bolsa de valores e é a empresa brasileira mais valiosa da América Latina. 

David Vélez, fundador e CEO do Nubank, destacou o crescimento da empresa: “Mantivemos nossa forte trajetória de crescimento, ampliando a base de clientes para 127 milhões e mantendo a taxa de atividade acima de 83%. Isso impulsionou receitas recorde superiores a US$ 4 bi e lucro líquido de US$ 783 mi”.

Leia mais:

Aplicativo do Nubank
Empresa tem se consolidado cada vez mais no mercado mundial
Imagem: QubixStudio / Shutterstock.com

Principais destaques da empresa no terceiro trimestre de 2025

  • Outro recorde atingido pela fintech é o do retorno anualizado sobre o patrimônio líquido (ROE), pois ele chegou à marca de 31%, um pequeno aumento em relação aos 30% do mesmo trimestre de 2024.
  • A base de clientes do banco cresceu 4,3 milhões no terceiro trimestre de 2025.
  • A receita média mensal por cliente ativo (ARPAC, na sigla em inglês), de forma inédita, passou de US$ 13 (R$ 68,91). Isso significa um aumento de 20% ano contra ano (YoY, na sigla em inglês) em uma base neutra de câmbio.
  • O custo médio mensal de atendimento por cliente ativo segue em US$ 0,9 (R$ 4,77).
  • O Nubank teve um pequeno recuo de cerca de 1 ponto percentual na margem financeira líquida (NIM), tendo 17,3%.
  • O índice de eficiência está na marca de 27,7%. Isso mostra o progresso contínuo na produtividade e também o impulso operacional.
  • A inadimplência entre 15 e 90 dias (NPL 15-90) é outro índice importante de qualidade de ativo. Ela caiu 20 pontos base comparada ao segundo trimestre, estando agora em 4,2%.
  • Por outro lado, a inadimplência de mais de 90 dias (NPL 90+) foi elevada para 6,8%, “em linha com a sazonalidade esperada e dinâmica estrutural do portfólio”.
nubank
Fintech segue investindo em busca de mais clientes – visando um lucro ainda maior no futuro
(Imagem: Nubank / Divulgação)

Expansão dos negócios

O Nubank também destacou que alcançou 13,1 milhões de clientes no México, o que equivale a 14% da população adulta do país. Na Colômbia, o número é de 3,8 milhões, representando 10% da população adulta. 

No Brasil, a fintech conquistou a marca de 110,1 milhões de clientes até o dia 30 de setembro de 2025, algo proporcional a mais de 60% da população adulta brasileira. Além disso, os depósitos tiveram um aumento para US$ 30,4 bilhões (aproximadamente R$ 161,13 bilhões).

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.