Siga o Olhar Digital no Google Discover
Veja os destaques do Olhar Digital News desta segunda-feira:
SpaceX celebra 500º lançamento com foguete reutilizado
A SpaceX realizou mais um lançamento de destaque ao enviar um satélite oceanográfico para órbita utilizando um Falcon 9 reutilizado. A operação, realizada na madrugada desta segunda-feira (17), marcou a 500ª missão orbital da empresa com um foguete já usado antes, um marco que reforça o avanço da companhia no setor espacial e o papel central da reutilização de veículos lançadores.
5 anos de Pix: o sistema instantâneo que revolucionou os pagamentos digitais no Brasil
Há exatos 5 anos e um dia, no dia 16 de novembro de 2020, o Pix entrava oficialmente em operação. Desenvolvido pelo Banco Central, o sistema de pagamentos instantâneos chegava com a proposta de simplificar as transações no Brasil. Relembre os destaques!
COP30: Alckmin propõe metas ambiciosas para energia e fim do desmatamento ilegal
Durante a abertura da sessão ministerial da COP30, em Belém, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reforçou que o avanço da transição energética exige metas ambiciosas. Segundo ele, é necessário triplicar a energia renovável e dobrar a eficiência energética até 2030 para reduzir o que classificou como “dependência de combustíveis fósseis”.
Cometa 3I/ATLAS tem trajetória estimada com 10 vezes mais precisão
Desde que foi descoberto, em julho, o cometa 3I/ATLAS vem sendo monitorado por astrônomos do mundo todo. A altíssima velocidade de movimento tornava difícil prever com precisão a trajetória do objeto no céu. No entanto, a Agência Espacial Europeia superou esse desafio.
Em um comunicado, a agência revelou uma sonda na órbita de Marte melhorou a previsão da localização do cometa em 900%. A sonda se aproximou do 3I/ATLAS cerca de 10 vezes mais do que os telescópios na Terra e o observou de um ângulo diferente.
IA simula Via Láctea estrela por estrela – e bate recorde científico
Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram simular a Via Láctea com mais de 100 bilhões de estrelas ao longo de dez mil anos. É o modelo mais preciso já feito até agora da nossa galáxia. A façanha foi alcançada ao combinar inteligência artificial com simulações numéricas. O mapa não apenas apresenta 100 vezes mais estrelas do que modelos anteriores, mas também foi produzido mais de 100 vezes mais rápido.
O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira nas nossas redes sociais!