Siga o Olhar Digital no Google Discover
Nesta terça-feira (18), 99 e Uber liberaram um comunicado em conjunto, no qual informaram que, a partir de 11 de dezembro, retomarão o serviço de motos em suas respectivas plataformas.
A data escolhida para a retomada do serviço se deu porque, um dia antes, vence o prazo que a Justiça de São Paulo deu para que o prefeito da Capital, Ricardo Nunes (MDB), regularize o funcionamento do serviço na cidade.

Já se passaram quase 70 dias do prazo dado pela Justiça e não vimos ainda a prefeitura se movimentar nesse sentido [de regulamentar o serviço]. A gente já publicou uma carta pública para sentar com o prefeito e participar da discussão, mas não tivemos ressonância. Então, nós estamos assumindo esses cinco compromissos de autorregulação.
Ricardo Leite Ribeiro, diretor de Políticas Públicas da Uber Brasil
Ribeiro ainda frisou que a Uber “segue querendo contribuir no debate regulatório, mas, enquanto ele não acontece, a gente vai cumprir com rigor esses compromissos assumidos”.
As duas companhias disseram que o modelo já tem aplicabilidade no Rio de Janeiro (RJ) em parceria com o poder público, podendo, ainda, subsidiar uma possível regulação municipal futura.
O g1 procurou a Prefeitura de São Paulo, que afirmou ser “rigorosamente contrária ao serviço de mototáxis na cidade. Trata-se de um transporte não regulamentado, perigoso e que tem registrado acidentes e mortes de inúmeros passageiros“.
O órgão também frisou que “as áreas jurídicas e técnicas da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) avaliam o assunto”. Isso tudo após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido, na última semana, que a lei estadual que permite aos municípios autorizar ou proibir o serviço é inconstitucional.

Leia mais:
- Como encontrar cupons no 99Food e aplicá-los no app
- 8 motos para motoristas de aplicativo Uber e 99
- A nova aliança: iFood e Uber se unem em meio à ‘guerra do delivery’
Compromissos das empresas enquanto ao serviço de moto
O anúncio foi realizado em conjunto, em evento realizado em São Paulo (SP). 99 e Uber aproveitaram para divulgar um documento que traz cinco compromissos principais de ambas tanto com os usuários paulistanos, como também com a prefeitura. Confira:
- Compartilhamento de dados: transferência de informações agregadas e anônimas ao poder público visando planejamento de mobilidade, redução de acidentes e demais ações educativas, sempre respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
- Certificação de motociclistas: será necessário que os motociclistas que queiram trabalhar com mototáxi tenham, pelo menos, 21 anos, bem como carteira de habilitação com a marcação “Exerce Atividade Remunerada” (EAR);
- Treinamento de segurança: formação contínua em direção defensiva e boas práticas, havendo, ainda, treinamentos presenciais periódicos;
- Distribuição de equipamentos: doação de coletes reflexivos para motociclistas engajados;
- Tecnologias de monitoramento: será usada telemetria para identificação de padrões de risco (como excesso de velocidade e freadas bruscas), geração de alertas e criação de incentivos para condutores com comportamento seguro.

Uber desafia Waymo e planeja serviço de veículos autônomos em 2026
O Uber deu o primeiro passo para desafiar a liderança da Waymo no setor de robotaxis nos Estados Unidos, anunciando que lançará seu serviço em San Francisco em 2026. A empresa se uniu à Lucid e à Nuro para desenvolver veículos autônomos que poderão transportar passageiros sem a necessidade de motoristas. As informações são do The Verge.
Leia a matéria completa aqui