Falha na Cloudflare: partes da internet estão fora do ar nesta terça-feira

Cloudflare disse estar investigando o problema
Vitoria Lopes Gomez18/11/2025 09h32, atualizada em 18/11/2025 11h21
cloudflare-2-1920x1080
(Imagem: Reprodução de tela)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Um problema técnico na Cloudflare deixou partes da internet fora do ar na manhã desta terça-feira (18). A empresa fornece serviços de segurança e conectividade para sites e aplicativos.

Usuários de plataformas que usam a infraestrutura – como X, ChatGPT, Letterboxd e até o Olhar Digital – experienciaram uma mensagem de erro na tela (imagem acima), que impedia o acesso.

A empresa afirmou que já identificou origem do erro e está trabalhando para reestabelecer os serviços afetados.

cloudflare
Cloudflare confirmou o erro e está trabalhando na resolução (Imagem: T. Schneider / Shutterstock.com)

Reclamações da Cloudflare aumentaram

O problema parece ter começado por volta das 8h15 (horário de Brasília). O Downdetector, site que monitora o funcionamento de plataformas e apps, registrou um aumento nas queixas a partir deste horário. Às 9h, já eram mais de 3.500 reclamações.

Os problemas mais citados são a conexão com o servidor (72%), DNS (15%) e domínios (13%). A sigla DNS significa Sistema de Nomes de Domínio e corresponde ao “nome” dos sites (como www.olhardigital.com.br).

(Imagem: Downdetector/Reprodução de tela)

O que diz a Cloudflare?

A Cloudflare mantém uma página de status, por onde atualiza o funcionamento de seus servidores. A empresa escreveu que se trata de um erro generalizado que está afetando vários clientes e que estava investigando o problema.

Às 9h21, uma atualização dizia que estava “observando uma recuperação dos serviços, mas os clientes podem continuar a notar taxas de erro acima do normal enquanto continuamos nossos esforços de correção”. Em seguida, a empresa escreveu que está trabalhando com os provedores terceirizados para entender o impacto da falha e mitigá-la.

Às 10h09, a Cloudflare afirmou que o problema foi identificado e uma correção estava sendo implementada. Já às 10h13, escreveu fez mudanças que permitiram que seus sistemas se recuperassem e que as taxas de erro voltaram aos números anteriores ao incidente.

A atualização mais recente foi às 10h58. A companhia disse que continuava trabalhando para reestabelecer os serviços para seus clientes.

(Imagem: Reprodução de tela)

Ao Olhar Digital, a Cloudflare afirmou que observou um “pico de tráfego incomum” em seus serviços por volta das 8h20 (horário de Brasília), o que fez com que parte do tráfego que passava por sua sede (na Califórnia, nos Estados Unidos) apresentasse erros.

A empresa admitiu que ainda não sabe a causa do aumento repentino do tráfego e que, por ora, o foco é garantir que os serviços afetados sejam reestabelecidos. Depois, a Cloudflare vai investigar a origem do problema.

O que é a Cloudflare?

A Cloudflare é uma empresa que fornece serviços de segurança e conectividade para sites e aplicativos na internet. Na prática, a companhia usa uma rede global de data centers para distribuir o conteúdo em diferentes partes do mundo, o que melhora a velocidade do carregamento e oferece mais proteção para os sites.

Plataformas que utilizam os serviços da empresa são justamente as que ficaram foram do ar nesta terça-feira. X, ChatGPT, Canva, Letterboxd e até o Olhar Digital apresentaram falhas.

O OD deu mais detalhes sobre a companhia neste link.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Ícone tagsTags: