Empresa de Bitcoin vai mudar seu foco para data centers de IA

Bitfarm acelera plano para transformar antigos data centers de Bitcoin em hubs de computação avançada em IA
Leandro Costa Criscuolo18/11/2025 05h55
data center
Imagem: Make more Aerials/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

A Bitfarm, uma das maiores empresas de mineração de bitcoin, anunciou que irá direcionar parte significativa de suas operações para serviços de data center com foco em inteligência artificial até 2027.

A companhia opera hoje 12 unidades dedicadas à mineração e possui 341 megawatts (MW) de capacidade energizada — estrutura que poderia ser convertida para acomodar servidores Nvidia GB300 NVL72.

“Estamos avançando na estratégia de infraestrutura HPC/IA e planejamos converter nossa unidade em Washington para suportar servidores Nvidia GB300 com resfriamento líquido”, afirmou o CEO Ben Gagnon ao Decrypt.

Segundo ele, mesmo representando menos de 1% do portfólio atual, a iniciativa pode gerar mais receita operacional do que a mineração de Bitcoin já produziu.

Como investir em moon bitcoin
Companhia prevê que operação de GPU pode superar ganhos históricos com Bitcoin – Imagem: Wit Olszewski / Shutterstock

Pressão financeira e busca por alternativas

  • A mudança ocorre após a empresa registrar prejuízo líquido de US$ 46 milhões no terceiro trimestre, aumento de 91% em relação ao ano anterior.
  • Apesar da recente alta do Bitcoin, sua volatilidade continua afetando a estabilidade financeira da mineradora.
  • Além disso, o desempenho abaixo do esperado das novas máquinas T21 levou a uma redução de 14% na projeção de hashrate para 2025.

A Bitfarm também converteu um empréstimo de US$ 300 milhões da Macquarie em financiamento para expandir o data center de Panther Creek, na Pensilvânia, que poderá alcançar 350 MW de capacidade.

Leia mais

IA seguranca
Bitfarm redireciona estratégia e investe em infraestrutura para IA até 2027 – Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock

Aposta na IA traz potencial — e riscos

Com 341 MW já energizados, a empresa evita o gargalo energético que atinge hiperescaladores como a Microsoft.

No entanto, especialistas alertam que a forte dependência do setor de IA — considerado por muitos uma possível bolha — pode ampliar os riscos financeiros da companhia em caso de retração do mercado.

Comunidades desafiam megaprojetos de data centers na América Latina
Capacidade de 341 MW permitirá conversão de data centers sem novos acordos de energia (Imagem: Frame Stock Footage / Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.