Siga o Olhar Digital no Google Discover
O Roblox passará a exigir comprovação de idade via verificação facial para qualquer usuário que quiser utilizar recursos de comunicação na plataforma.
A mudança, que começa gradualmente em dezembro e se torna global em janeiro, surge após uma série de processos e investigações envolvendo riscos à segurança infantil, incluindo ações movidas pelos procuradores-gerais do Texas e da Louisiana.

Mudança global após pressões judiciais
- A partir desta semana, a verificação de idade começa a valer, mas ainda será opcional, garantindo acesso a chats e outras funções sociais.
- Em dezembro, o procedimento passa a ser obrigatório em mercados como Austrália, Holanda e Nova Zelândia. Em janeiro, o requisito será estendido a todos os países.
- A medida tenta responder a denúncias de que crianças eram expostas a práticas como aliciamento e conteúdo explícito dentro do jogo.
- Para verificar a idade, o usuário deverá usar a câmera do aplicativo e seguir instruções para a análise facial, processada pela empresa terceirizada Persona.
- Tanto a Roblox quanto a Persona afirmam que excluirão todas as imagens e vídeos após o processo.
Leia Mais:
- Iniciativa une Roblox e Discord contra abuso infantil nas redes
- Avisos no TikTok vão informar sobre crianças desaparecidas nos EUA
- Crianças poderão usar o Google Wallet — com uma condição

Chat por faixa etária e novos recursos de segurança
Após a verificação, cada usuário será automaticamente classificado em uma das seis faixas etárias — de menores de 9 anos até maiores de 21 anos.
A comunicação será limitada a pessoas do mesmo grupo ou de faixas compatíveis. Um usuário alocado no grupo de 9 a 12 anos, por exemplo, poderá conversar com outros de até 15 anos, mas ficará impedido de interagir com maiores de 16.
Segundo Raj Bhatia, vice-presidente de produto, a intenção é “garantir que os usuários socializem com pessoas em faixas apropriadas e limitar o contato entre menores e adultos desconhecidos”.
A empresa também apresentou uma nova Central de Segurança, que oferecerá orientações e ferramentas para pais, incluindo controles parentais mais robustos.
