É hoje! NASA revela imagens inéditas do 3I/ATLAS com transmissão do Olhar Digital

Imagens do 3I/ATLAS obtidas por um satélite da NASA em Marte ficaram retidas por quase 40 dias – veja revelação ao vivo com o Olhar Digital
Flavia Correia19/11/2025 07h25
cauda-3iatlas-1-1920x1080
Cometa interestelar 3I/ATLAS registrado pelo Observatório Astronômico do Novo México em 10 de novembro de 2025. Crédito: Rolando Ligustri via Spaceweather.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Nesta quarta-feira (19), a NASA vai realizar uma coletiva de imprensa para revelar imagens inéditas do cometa interestelar 3I/ATLAS, com transmissão ao vivo completa pelo Olhar Digital. O evento, direto do Centro de Voos Espaciais Goddard, em Maryland, reunirá especialistas para explicar o material obtido por diferentes missões da agência.

Descoberto em julho por astrônomos do Sistema de Último Alerta para Impacto de Asteroides com a Terra (ATLAS, na sigla em inglês), um projeto financiado pela NASA para monitorar objetos que possam representar risco ao planeta, o 3I/ATLAS é apenas o terceiro visitante interestelar já identificado passando pelo Sistema Solar. Por isso, cada registro é considerado uma oportunidade científica rara.

Uma imagem profunda do cometa interestelar 3I/ATLAS capturada pelo Espectrógrafo Multiobjeto Gemini (GMOS) no Telescópio Gemini Sul. Crédito: Observatório Internacional Gemini/NOIRLab/NSF/AURA. Processamento de imagens Shadow the Scientist: J. Miller e M. Rodriguez (Observatório Internacional Gemini/NSF NOIRLab), TA Rector (Universidade do Alasca Anchorage/NSF NOIRLab), M. Zamani (NSF NOIRLab)

Imagens ficaram retidas por mais de 40 dias

Entre 2 e 3 de outubro, o 3I/ATLAS passou relativamente perto de Marte. Na ocasião, a câmera HiRISE, instalada na sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA, registrou imagens com resolução de cerca de 30 km por pixel, segundo o astrofísico Avi Loeb, da Universidade de Harvard, nos EUA. Essas fotos devem mostrar uma vista lateral da anticauda e dos jatos de gás e poeira liberados conforme o objeto se aquecia ao se aproximar do Sol.

Apesar da grande importância científica, as imagens ficaram semanas sem análise ou divulgação. Isso ocorreu porque a NASA foi diretamente afetada pelo shutdown de 43 dias do governo dos EUA, que suspendeu parte das operações, reduziu equipes a serviços mínimos e atrasou o trabalho de setores inteiros. 

De acordo com a agência, as imagens serão apresentadas com contextualização científica e detalhes sobre o comportamento do cometa, que continua despertando interesse por ser um visitante raro vindo de outra região da galáxia.

Sequência de imagens do cometa 3I/ATLAS capturadas pelo satélite ExoMars TGO, da ESA, a partir da órbita de Marte. Crédito: ESA/TGO/CaSSIS

Leia mais:

Como assistir à transmissão das novas imagens do 3I/ATLAS

Entre os participantes confirmados na coletiva estão Amit Kshatriya, administrador associado da NASA, Nicky Fox, líder da Diretoria de Missões Científicas, Shawn Domagal-Goldman, diretor interino da Divisão de Astrofísica, e Tom Statler, cientista-chefe para corpos pequenos do Sistema Solar.

O Olhar Digital vai retransmitir o evento em tempo real, a partir das 17h (horário de Brasília), com apresentação de Bruno Capozzi, editor-executivo, e Lucas Soares, editor de Ciência e Espaço, com comentários do especialista Marcelo Zurita, membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), além de colunista do site e do Olhar Digital News – no YouTube, Facebook, Instagram, LinkedIn e TikTok.

Flavia Correia
Redator(a)

Jornalista formada pela Unitau (Taubaté-SP), com Especialização em Gramática. Já foi assessora parlamentar, agente de licitações e freelancer da revista Veja e do antigo site OiLondres, na Inglaterra.