Perplexity anuncia lançamento de agente para auxiliar em compras

Novo produto será disponibilizado aos usuários dos Estados Unidos a partir da próxima semana visando o aumento de compras no fim de ano
Matheus Chaves19/11/2025 16h51
Perplexity
Empresa avança no que pode ser o futuro do comércio digital (Imagem: gguy/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Nesta quarta-feira (19), a Perplexity anunciou o lançamento de um produto com agente de compras gratuito para usuários nos EUA. Em entrevista à CNBC, o diretor comercial da empresa, Dmitry Shevelenko, afirmou que o recurso proporcionará maior facilidade na hora da compra, que poderá ser realizada logo após a obtenção de uma resposta no chatbot da ferramenta.

“A maioria das pessoas ainda quer fazer sua própria pesquisa. Elas querem um processo ágil e simplificado, e é exatamente isso que torna este lançamento tão atraente”, disse o executivo.

Leia mais:

Após críticas, Perplexity licencia imagens da Getty para buscas com IA
Ferramenta deve simplificar ainda mais as compras dos usuários (Imagem: Azulblue / Shutterstock)

Esse não é o primeiro serviço de compras lançado pela Perplexity

No final de 2024, a empresa chegou a lançar o “Buy With Pro”, um serviço de compras voltado aos assinantes dos planos pagos da IA. Agora, a companhia garante que o novo serviço, desta vez gratuito, proporcionará mais eficiência na detecção da intenção de compra.

Outro ponto destacado é que o serviço entregará resultados mais personalizados, fazendo o uso de dados referentes a buscas realizadas anteriormente pelo usuário.

Parceria com o PayPal

paypal
Empresa vem investindo no ramo de IA (Imagem: Ahyan Stock Studios/Shutterstock)

Antes mesmo do lançamento, a empresa já firmou uma parceria com o PayPal. Não há informações se ela obterá lucro com as transações concluídas por meio da plataforma.

Também à CNBC, Michelle Gill, líder da estratégia de agentes do PayPal, disse que a empresa vem realizando investimentos em infraestrutura e proteções conforme a IA se aproxima da “próxima era do comércio”.

“Parte disso significa manter consumidores e comerciantes conectados ao PayPal à medida que interagem em novas plataformas como a Perplexity”, afirmou. 

De acordo com a Perplexity, os vendedores do PayPal vão trabalhar como comerciantes oficiais através de seu produto de compras com agentes, permitindo lidar diretamente com processos como atendimento ao cliente, compras e devoluções.

Outro ponto de destaque é que, por conta das políticas de proteção ao comprador do PayPal, os usuários poderão obter auxílio em casos de problemas com os pedidos e, consequentemente, a necessidade de reembolso.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital