Siga o Olhar Digital no Google Discover
O Spotify concluiu nesta quarta-feira (19) a aquisição do WhoSampled, plataforma colaborativa conhecida por rastrear músicas sampleadas, covers, remixes e conexões entre faixas.
Os termos financeiros do acordo não foram revelados, mas a empresa confirmou que a compra inclui tanto a equipe – formada por cerca de dez colaboradores – quanto todo o banco de dados da startup londrina, fundada em 2008.
Com mais de 1,2 milhão de músicas catalogadas e 622 mil samples identificados, o WhoSampled se torna peça central para reforçar as novas ferramentas de créditos musicais e contexto criativo que o Spotify está lançando.
A aquisição foi anunciada no mesmo dia em que o serviço de streaming apresentou o SongDNA, recurso que mostra como uma faixa foi construída, quem está envolvido na produção e quais músicas a influenciaram.

Parceria antiga, novo capítulo
- O WhoSampled já tinha um histórico com o Spotify: em 2016, as duas empresas firmaram uma integração que permitia importar playlists do streaming para o aplicativo da plataforma.
- Agora, com a compra, o serviço afirma que continuará operando de forma independente, mas com melhorias: tempos de moderação mais rápidos, remoção de anúncios gráficos e aplicativos móveis gratuitos.
- Em comunicado, a equipe do WhoSampled disse que encontrou no Spotify um parceiro alinhado com sua visão. “Compartilhamos uma forte crença no poder do contexto musical”, escreveram os responsáveis. “Não poderíamos ter encontrado um lar melhor.”
Leia mais:
- DJs ensinam a mixar playlists em novo recurso do Spotify
- Usuários gratuitos do Spotify podem finalmente tocar qualquer música
- Spotify: você poderá ‘conversar’ com o DJ de IA

Spotify expande créditos, histórias e conexões
Além do SongDNA, o Spotify revelou o recurso “Sobre a música”, que exibirá cartões informativos na tela “Tocando agora”, trazendo histórias, inspirações, referências culturais e links para fontes externas – como Wikipédia e veículos de imprensa.
A funcionalidade lembra parcerias do passado, como o recurso de bastidores criado em colaboração com o Genius, mas agora com um alcance muito maior.
Os créditos das músicas serão expandidos na plataforma, e passarão a destacar todos os colaboradores que tornam cada música possível, desde produtores e engenheiros até compositores e artistas convidados.
Os “Créditos de Música expandidos” começam a ser liberados hoje para dispositivos móveis e chegam ao desktop nos próximos meses.
Já o SongDNA e o “Sobre a música” serão exclusivos para assinantes Premium e estreiam no início do ano que vem, inicialmente como prévia no Spotify for Artists, para que produtores, compositores e demais envolvidos verifiquem as informações antes da liberação ao público.
