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A Joby Aviation abriu um novo processo contra a rival Archer Aviation, acusando-a de usar informações confidenciais obtidas por meio de um ex-funcionário para conquistar vantagem em negociações com uma incorporadora.
A ação foi apresentada no Tribunal Superior da Califórnia, em Santa Cruz, sede da Joby. “Isso é espionagem corporativa, planejada e premeditada”, afirmou a empresa na queixa.
Segundo o processo, George Kivork — então responsável pelas políticas estaduais e locais da Joby nos EUA — teria baixado dezenas de arquivos e enviado parte do material para seu e-mail pessoal dois dias antes de pedir demissão, em julho, para assumir um cargo na Archer.

Em agosto, a Joby afirma ter sido informada por um parceiro de que a concorrente apresentou uma proposta “mais lucrativa”, supostamente com base em dados “altamente confidenciais”. A incorporadora posteriormente tentou rescindir o contrato, alegando quebra de confidencialidade.
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Concorrência acirrada no setor de eVTOL
- A Archer considera o processo “infundado” e diz que a Joby tenta prejudicar sua maior concorrente.
- Eric Lentell, diretor jurídico e de estratégia da Archer, afirmou que a denúncia não aponta “um único segredo comercial específico” e ressaltou que a empresa adota protocolos rígidos na integração de novos funcionários.
- A Joby, porém, acusa Kivork de se recusar a devolver os arquivos e afirma que a Archer não esclareceu como teve acesso aos termos do acordo.

Mercado em expansão e histórico de disputas
A disputa ocorre em um momento de forte movimentação no setor de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), impulsionado pelo novo programa piloto anunciado pelo presidente Donald Trump e pela corrida por certificações da FAA.
Na semana passada, a Joby concluiu o primeiro voo de teste de uma aeronave híbrida desenvolvida com a L3Harris, enquanto a Beta Technologies abriu capital na Bolsa de Nova York.
As ações da Joby dobraram no último ano; as da Archer avançaram 36%. Em 2023, a Archer já havia encerrado outra disputa sobre segredos comerciais, dessa vez com a Wisk Aero, subsidiária da Boeing.
