Siga o Olhar Digital no Google Discover
A Google tem investido cada vez mais em melhorias no seu celular. Um exemplo disso é o Google Pixel 9, que também tem as versões Pixel 9 Pro, Pixel 9 Pro XL e Pixel 9 Pro Fold. Os aparelhos foram lançados em 2024 com diversos recursos que o tornam uma das opções dentre os modelos top de linha no mercado.
Entretanto, há quem se pergunte: vale a pena comprar o smartphone? Veja o que você precisa saber antes de investir em um celular do Google.
Design
O novo Pixel 8 e também a versão Pro, possui o módulo de câmeras posicionadas na horizontal. A parte traseira do celular conta com cobertura em vidro, já as laterais têm alumínio de carcaça. Além disso, os botões power e volume ficam nos lateralizados, tem porta USB-C com saída de áudio na parte inferior e o microfone na superior.
O display do aparelho é OLED e conta com um sensor de digitais integrado com ótimo funcionamento. Você ainda pode optar pelo desbloqueio facial.
Tela
Tanto o Pixel 8, quanto o 8 Pro, possuem poucas bordas frontais e a taxa de atualização deles pode chegar a 120 Hz. No entanto, apenas o Pixel 8 Pro tem display LTPO para a taxa dinâmica.
Processador
Para quem precisa ou gosta de trabalhar com Inteligência artificial, o Google Pixel pode ser ótimo, isso porque ele é equipado com o chipset Google Tensor G3, que é justamente voltado para o processamento de IA. Mas, ele ainda é capaz de rodar jogos pesados e não esquentar muito.
Bateria
Com 4.575 mAh e 5.000 mAh, do Pixel 8 e 8 Pro, respectivamente, os aparelhos trazem boa autonomia, mas o carregamento ainda é um pouco lento, pois conta com 27 Watts e 30 Watts com fio. Sem fio chega até 23 Watts no modelo Pro.
Leia mais:
- 6 funções do Google que todo mundo precisa testar
- Google Drive: o que é e para que serve?
- Google: como usar documentos, planilhas e apresentações off-line
Câmeras
As câmeras traseiras dos modelos mais novos são bem surpreendentes, já que o Pixel 8 tem lente principal de 50 megapixels com OIS e sensor ultrawide com mais de 12 megapixels. A versão Pro é ainda mais potente, pois o sensor ultrawide dela tem 48 migapixels e a telefoto é superior a 18 migapixels, com a capacidade de fazer registros com o zoom óptico de 5 vezes e digital de 30 vezes.
A câmera frontal dos aparelhos tem 10 megapixels com foco automático. E para gravar vídeo? Bom, não se preocupe, a resolução é em 4K.
Atualização durante 7 anos
Além de já ter saído de fábrica com o Android 13, o Google Pixel 8 tem sete anos de suporte da fábrica, ou seja, vai receber atualizações de plataforma e segurança até 2030. Isso vai fazer com que o celular não seja considerado defasado até o lançamento do futuro Android 20.
Mas e algum outro celular do Google?
O Google Pixel 8 é a versão mais recente da marca, mas outros celulares dela também são muito bons. Em 2022, por exemplo, o Google Pixel 7 foi eleito o melhor aparelho Android. E continua sendo, já que tem tela com alta resolução e câmeras que chegam a 50 migapixels com vários recursos.
Outro ponto importante é que mesmo com um processador inferior ao modelo atual da Google, o celular tem boa performance.
Vale a pena comprar?
O Google Pixel é um celular no qual os modelos mais recentes trazem boas configurações, no entanto, se formos observar a pontuação deles em benchmarks, que é um padrão de referência do mercado utilizado para avaliar o desempenho do aparelho, ela está abaixo dos outros dispositivos que são considerados top de linha.
Porém, se você deseja uma boa experiência com um aparelho intermediário premium, ele pode ser uma boa escolha. Mas, vale lembrar que os aparelhos da Google não são oficialmente vendidos no Brasil. Ou seja, você vai ter que importar ou comprar durante uma viagem ao exterior e, portanto, não terá garantia no Brasil como teria com outros aparelhos vendidos oficialmente aqui.