Google nega rumores de usar e-mails dos usuários para treinar IA do Gemini

Porta-voz da empresa alega que o sistema do Google não coleta os dados do Gmail dos usuários para treinar seu software de IA; entenda
Wagner Edwards22/11/2025 15h04
Logo do Gmail em um smartphone
Aplicativo do Gmail, serviço de e-mail do Google (Imagem Mojahid Mottakin / Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Após uma série de postagens online, o Google veio a público para desmentir o rumor de que utiliza as mensagens de e-mail de seus usuários para treinar sistemas de inteligência artificial. O pronunciamento ocorre após vários usuários publicarem nas redes sociais que o Gmail coleta dados do correio eletrônico para aprimorar a IA da empresa.

Um dos relatos parte do usuário Dave Jones (@eevblog no X/Twitter), que denuncia em sua conta no microblog de Elon Musk que todos os usuários do Gmail “automaticamente autorizaram que o Gmail acesse todas as suas mensagens privadas e anexos para treinar modelos de IA.” Segundo ele, o passo a passo para desabilitar esta permissão seria acionando as configurações do software e clicar em desativar os ‘recursos inteligentes’ da plataforma.

Captura de tela sobre o relato de Dave Jones (Crédito: @eevblog/X)

Para quem tem pressa:

  • Postagens no X/Twitter e noutras redes sociais viralizaram ao anunciar que o Google coleta dados das mensagens de e-mail do Gmail e os utiliza para treinar sua inteligência artificial: o Gemini;
  • A porta-voz do Google, Jenny Thomson veio à público para desmentir os rumores.

Entendendo a polêmica

Logo do Gemini na tela do iPhone
Logo do Gemini na tela do iPhone / Crédito: Mehaniq – Shutterstock (divulgação)

Ao jornal online de tecnologia The Verge, uma representante do Google, intitulada Jenny Thomson, informa que esses relatos são falsos.

Não alteramos as configurações de ninguém. Os recursos inteligentes do Gmail existem há muitos anos e não utilizamos seu conteúdo do Gmail para treinar nosso modelo Gemini AI.

— Jenny Thomson, porta-voz do Google.

Leia mais:

Em janeiro deste ano, o Google modificou as configurações inteligentes a fim de que, se o usuário desejasse, pudesse desativar alguns dos recursos de personalização e interação do Google Workspace e de outros aplicativos também (tal qual o Maps e o Google Wallet).

Dentre as funções desempenhadas pelos recursos inteligentes do Google, podemos citar a verificação ortográfica presente no Gmail, o rastreamento de pedidos online, status de voos e muito mais.

A página de configuração do Google diz que você “concorda que o Google Workspace use o conteúdo e atividade de sua área de trabalho [Workspace] para personalizar sua experiência“, mas, consoante o pronunciamento do Google, isso não quer dizer entregar seus dados ao sistema de inteligência artificial para treinamento de software.

Wagner Edwards
Editor(a) SEO

Wagner Edwards é Bacharel em Jornalismo e atua como Analista de SEO e de Conteúdo no Olhar Digital. Possui experiência, também, na redação, edição e produção de textos para notícias e reportagens.