Troca de comando na Apple? Saída de Tim Cook pode não estar próxima

Apesar de reportagem recente afirmando que Apple busca sucessor para Tim Cook, jornalista especializado na empresa afirma que não é bem assim
Daniel Junqueira23/11/2025 14h25
CEO da Apple, Tim Cook, olhando para o lado e sorrindo, com mãos juntas em gesto de gratidão
(Imagem: FotoField/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Estaria a Apple em busca de um novo CEO? Uma reportagem publicada recentemente no Financial Times levantou a possibilidade de Tim Cook, há quase 15 anos no comando da empresa, estar se preparando para deixar o cargo. Mas, segundo um jornalista especializado em Apple, a história pode ser diferente.

De acordo com o Financial Times, os esforços para definir quem substituirá Tim Cook teriam “se intensificado” nos últimos meses, com a possibilidade de a transição acontecer já no próximo ano — possivelmente ainda no primeiro semestre.

Tim Cook deve decidir momento de aposentadoria

No entanto, em sua newsletter Power On, o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg — um dos nomes mais influentes quando o assunto é Apple — afirmou que a história publicada pelo Financial Times é “provavelmente falsa”.

Para ele, a troca no comando “não está próxima” e não há sinais internos que indiquem uma saída iminente do CEO. Gurman diz que ficaria surpreso de Cook deixasse o comando no primeiro semestre do ano que vem, como sugerido pelo FT.

Tim Cook
(Imagem: Laura Hutton/Shutterstock)

Tim Cook está à frente da Apple desde 2011, período no qual a empresa saltou de um valor de mercado de cerca de US$ 350 bilhões para ultrapassar a marca dos US$ 4 trilhões.

Leia mais:

Por esse histórico, Gurman destaca que Cook “ganhou o direito” de decidir seu próprio futuro dentro da companhia, sem pressão para uma aposentadoria forçada — a não ser que algo mude de maneira drástica.

Gurman diz que inclusive há um nome forte internamente para suceder o atual CEO. Caso Cook decida deixar o cargo em um futuro próximo, o nome mais citado como possível sucessor é John Ternus, atual vice-presidente sênior de hardware. Ternus já aparece há anos como o herdeiro natural da posição.

Gestão Cook na Apple: sucesso de um lado, tropeços de outro

A gestão de Tim Cook foi, ao mesmo tempo, muito bem sucedida em manter a Apple bem posicionada em mercados que ela já dominava — como smartphones. Mas, por outro lado, algumas investidas da empresa nos últimos anos não foram tão bem sucedidas.

O Apple Vision Pro ainda não conseguiu convencer muita gente de que representa algum tipo de futuro para a computação.

Ao mesmo tempo, a Apple parece ter ficado para trás quando o assunto é inteligência artificial — os recursos prometidos para o iPhone ainda não chegam nem perto de fazer o que concorrentes conseguem.

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.

Ícone tagsTags: