Uber Eats vai entregar comida usando robôs autônomos na Europa

Robôs vão operar com nível 4 de autonomia e terão a capacidade de concluir entregas em menos de 30 minutos para distâncias de até 3,2 km
Por Bruna Barone, editado por Rodrigo Mozelli 24/11/2025 22h52
Robô da Uber Eats de perfil
Bateria patenteada pela empresa garante o funcionamento por 18 horas com uma única carga (Imagem: Divulgação/Starship)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

O Uber Eats vai passar a realizar entregas autônomas por robôs no Reino Unido a partir de dezembro, iniciando pela cidade de Leeds. A expectativa é que outros países europeus sejam contemplados pela iniciativa ao longo de 2026. Nos Estados Unidos, chegará em 2027. Por enquanto, não há previsão de expansão para outros mercados. 

Os robôs com inteligência artificial (IA) foram desenvolvidos pela Starship Technologies, uma das líderes em tecnologia de entregas autônomas. A empresa já realizou mais de nove milhões de entregas em sete países, promovendo o que chama de “experiências de entrega de última geração aos consumidores”.

robo autonomo
Hoje, a frota da empresa, com mais de 2.700 robôs, opera em mais de 270 localidades (Imagem: Divulgação/Starship)

Como são os robôs?

  • Os robôs da Starship vão operar com nível 4 de autonomia e terão a capacidade de concluir entregas em menos de 30 minutos para distâncias de até 3,2 quilômetros;
  • Movidos a bateria, eles oferecem uma alternativa às entregas por carro, evitando a emissão de CO₂ na atmosfera;
  • “Uma entrega média da Starship consome tão pouca energia quanto a necessária para ferver água em uma chaleira”, diz a empresa;
  • A bateria patenteada pela empresa garante o funcionamento por 18 horas com uma única carga;
  • Eles são pequenos, leves e se movem principalmente em calçadas na velocidade de uma caminhada.

robo starship sensores
Robôs são equipados com detectores de obstáculo, incluindo um conjunto de sensores (Imagem: Divulgação/Starship)

Os robôs são equipados com detectores de obstáculo, incluindo um conjunto de sensores com radares, redes neurais e 12 câmeras. Isso cria a chamada “bolha de consciência”, que, segundo a empresa, permite a detecção de objetos e pessoas para que eles possam se desviar ou parar a uma distância segura.

Cada um deles pode transportar até três sacolas de compras em um ambiente isolado, dentro de uma caixa — mantendo os itens quentes ou frios na temperatura adequada. Eles só podem ser abertos pelo cliente usando o celular; caso contrário, uma sirene é ativada para indicar um problema na entrega.

Leia mais:

Em expansão

Hoje, a frota da empresa, com mais de 2,7 mil robôs, opera em mais de 270 localidades, realizando coletivamente 100 mil travessias de ruas por dia. Essa experiência prática gerou um conjunto de dados com aproximadamente 200 milhões de travessias, que a Starship utiliza para treinar seus modelos de IA.

delivery robo
Cada um deles pode transportar até três sacolas de compras em um ambiente isolado (Imagem: Divulgação/Starship)

A empresa diz que superou desafios importantes, como validação de segurança, aprovação regulatória em sete países, confiabilidade em todas as condições climáticas e lucratividade em larga escala. Em outubro, a companhia captou US$ 50 milhões (R$ 269 milhões) em investimentos, elevando seu financiamento total para mais de US$ 280 milhões (R$ 1,5 bilhões).

No ano passado, foi lançado o Starship Marketplace para atender 50 universidades dos EUA onde os robôs já operam. Segundo a empresa, as universidades tiveram que usar a criatividade para atender à demanda por alimentos enquanto lidavam com a escassez de pessoal — e os robôs têm sido uma parte fundamental dessa solução.

Bruna Barone
Colaboração para o Olhar Digital

Bruna Barone é formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou como editora, repórter e apresentadora na Rádio BandNews FM por 10 anos. Atualmente, é colaboradora no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.