Siga o Olhar Digital no Google Discover
Nesta segunda-feira (24), a China envia, ao Espaço, a missão Shenzhou 22, às 23h11 (horário de Brasília), cujo objetivo será resgatar três astronautas que estão na Estação Espacial Tiangong.
Para o lançamento, está sendo usado o foguete Long March 2F/G a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no Deserto de Gobi (China).

Missão chinesa para resgatar astronautas no Espaço
- A rede de mídia estatal chinesa garantiu o lançamento e apontaram que o carregamento de propelente para o foguete foi finalizado ainda na manhã da última sexta-feira (21);
- Na segunda-feira (22), foi revelado o emblema da missão, além de imagens do foguete 2F e da espaçonave Shenzhou;
- Quanto aos astronautas, eles não têm como deixar a estação neste momento, tanto em caso de emergência, como quando terminarem seus trabalhos;
- A espaçonave que levou a tripulação atual foi reaproveitada para trazer os astronautas que lá estavam antes, pois a nave de retorno foi atingida por detritos espaciais, lembra o Space.com;
- Dessa forma, os taikonautas da Shenzhou 21, Zhang Lu, Zhang Hongzhang e Wu Fei, estão presos em órbita enquanto a ajuda não chega.

Leia mais:
- Como usar o ChatGPT-5 de graça pelo Copilot da Microsoft
- 6 novas funções para testar no Google Fotos
- Lançamento de foguete na base de Alcântara, no Maranhão, é adiado
Trabalho da Shenzhou 21
O trio começou os trabalhos na Tiangong após o lançamento de 31 de outubro. Dessa forma, os astronautas da Shenzhou 20 retornariam na nave que trouxe a missão 21 em 5 de novembro, mas ela foi atingida por detritos pouco antes de seu retorno.
Diante da situação, as autoridades chinesas resolveram, por cautela, trazer a tripulação da Shenzhou 20 na Shenzhou 21, fazendo com que o trio pousasse com sucesso em 14 de novembro. Mas isso deixou os astronautas da Shenzhou 21 sem transporte para casa há dez dias.
A Shenzhou 20 segue acoplada à Tiangong, mas será necessário ser reparada e trazida de volta ou abandonada em órbita visando liberar a porta de acoplamento antes que a Shenzhou 23 chegue.
Se tudo der certo, espera-se que os astronautas a bordo da Tiangong que vieram na Shengzhou 22 completem sua missão em algum momento de abril de 2026.
