OpenAI lança pesquisa de compras no ChatGPT

Há um botão, chamado "pesquisa de compras". Com ele ativado, o usuário pode descrever sua busca
Rodrigo Mozelli24/11/2025 15h49, atualizada em 24/11/2025 16h06
Exemplo de pesquisa de compras no ChatGPT
Startup treinou seu minimodelo, o GPT-5, que realiza perguntas para montar o cenário ideal (Imagem: Divulgação/OpenAI)
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A OpenAI divulgou, nesta segunda-feira (24), o lançamento de sua ferramenta de pesquisa de compras para o ChatGPT. Ela é gratuita e, segundo a empresa, gera um guia de compras personalizado para seus usuários.

A startup treinou seu minimodelo, o GPT-5, que realiza perguntas para montar o cenário ideal e traz as respostas de avaliações realizadas em sites que a OpenAI julga ser de maior qualidade.

Ou seja, experiências de usuários presentes no Reddit, por exemplo, seriam mais confiáveis para o ChatGPT do que as de marketing pago e avaliações em páginas de produtos. Representantes da OpenAI acrescentaram que a ferramenta não prioriza nenhum site ao citar links para produtos recomendados.

Como funciona a pesquisa de compras no ChatGPT

  • A novidade não tem similaridades com a busca clássica do chatbot;
  • A ferramenta também não tem relação com o recurso de finalização de compra no chatbot, cuja tecnologia usada é a Stripe e só é librada nos Estados Unidos que compram de vendedores selecionados de Etsy e Shopify;
  • Ao invés disso, há um botão, chamado “pesquisa de compras”. Com ele ativado, o usuário pode descrever sua busca. Exemplos dados pela OpenAI: “encontrar um sofá pequeno para um apartamento estúdio” ou “preciso de um presente para minha sobrinha de 4 anos que adora arte”;
  • A partir daí, segundo a startup, a ferramenta solicita mais detalhes por meio de um questionário, no qual são levados em consideração questões, como orçamento, preferências de cores e tamanho;
  • Conforme o ChatGPT recolhe informações da internet, passa a sugerir de dez a 15 itens na tela;
  • Os usuários, então, são incitados a clicar em “mais como este” ou “não tenho interesse”, de modo a refinar a compilação feita pela inteligência artificial (IA).

O novo serviço tem, segundo a OpenAI, desempenho “especialmente bom” em categorias que precisam de mais detalhes, como eletrônicos, beleza, casa, jardim, cozinha, eletrodomésticos e artigos para atividades ao ar livre.

Em contrapartida, caso a pergunta seja mais simples, como verificação de preços e especificações de hardware, a empresa recomenda o uso do ChatGPT tradicional, pois a nova ferramenta leva alguns minutos para compilar os resultados.

A startup disse que vai agregar avaliações localizadas em toda a internet e trará citações de links para páginas de produtos ou sites de avaliação. Além disso, ele não vai compartilhar os chats dos usuários com varejistas.

A startup mostra não querer lucrar imediatamente com o serviço, pois afirmou que vai disponibilizar “uso praticamente ilimitado” a todos os membros gratuitos e pagos antes de janeiro de 2026.

Matéria em atualização

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.