Você usa o celular no banheiro? Estudo faz um alerta

Estudo aponta impacto direto do uso prolongado no banheiro e alerta até para contaminação do aparelho por partículas
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi 24/11/2025 14h58
celular-no-banheiro-1-1920x1080
Imagem: Piotr Zajda/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Um novo estudo aponta que levar o celular para o banheiro — um hábito cada vez mais comum — pode aumentar de forma significativa o risco de hemorroidas.

Publicada na revista PLOS One, a pesquisa investigou como o tempo prolongado sentado no vaso sanitário, muitas vezes ampliado pelo uso do smartphone, afeta a saúde do assoalho pélvico e das veias retais.

Smartphones prolongam o tempo no vaso

  • Segundo a gastroenterologista Trisha Pasricha, diretora do Instituto de Pesquisa Intestino-Cérebro do Beth Israel Deaconess Medical Center e coautora do estudo, o vaso sanitário não oferece suporte adequado ao assoalho pélvico, o que aumenta a pressão sobre as veias do reto.
  • “Quanto mais tempo você fica sentado no vaso sanitário, pior é para você”, afirmou.
  • Dos 125 adultos pesquisados, 66% admitiram usar o celular durante o uso do banheiro — principalmente para ler notícias e navegar nas redes sociais.
  • Esses participantes apresentaram 46% mais chances de ter hemorroidas detectadas na colonoscopia realizada em seguida, mesmo quando fatores como constipação, dieta e exercícios foram considerados.
Pesquisa mostra que adultos de meia-idade lideram o uso do smartphone no vaso e permanecem além do recomendado – Imagem: Diana Grytsku/Shutterstock

Leia mais

Especialistas também alertam para outro ponto: partículas microscópicas de fezes e urina lançadas no ar durante a descarga podem contaminar os dispositivos. “Levar o celular para o banheiro é meio nojento”, disse a gastroenterologista Reezwana Chowdhury, da Universidade Johns Hopkins.

Muitos ignoram a ‘regra dos 5 minutos’

O estudo mostrou que adultos entre 40 e 50 anos são os que mais usam smartphones no banheiro, e muitos permanecem ali por mais tempo do que o recomendado. Enquanto 37% dos usuários de celular ultrapassaram cinco minutos no vaso, apenas 7% dos que não usavam o aparelho fizeram o mesmo.

A recomendação dos especialistas é clara: evite levar o celular ao banheiro — e, se levar, estabeleça um limite rígido. “Se a mágica não acontecer em cinco minutos, não vai acontecer”, disse Pasricha. “Dê uma pausa e tente novamente mais tarde.”

Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.