OpenAI: protótipo de seu primeiro hardware já existe, diz Altman

OpenAI avança no desenvolvimento de seu primeiro hardware, descrito como simples e sem tela, com lançamento previsto para menos de dois anos
Por Maurício Thomaz, editado por Rodrigo Mozelli 24/11/2025 23h20
Fachada da OpenAI
OpenAI revela protótipo de seu primeiro hardware com design simples e intuitivo (Imagem: Novikov Aleksey/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

A OpenAI está dando novos passos rumo ao lançamento de seu primeiro dispositivo físico. Durante o Emerson Collective’s 2025 Demo Day, o CEO, Sam Altman, e o ex-designer da Apple Jony Ive confirmaram que já existe um protótipo funcional do equipamento — um marco importante para o projeto que, até agora, permanecia envolto em segredo. Segundo Ive, o produto pode chegar ao mercado em “menos de dois anos”.

Sam Altan gesticulando
CEO da OpenAI descreve hardware como “simples e intuitivo” (Imagem: jamesonwu1972/Shutterstock)

OpenAI aposta em design simples, funcional e sem tela

Pouco se sabe oficialmente sobre o hardware da OpenAI, mas rumores apontam que o dispositivo não terá tela e terá um tamanho semelhante ao de um smartphone. Tanto Altman quanto Ive reforçaram que o conceito segue uma filosofia de simplicidade e apelo sensorial. Altman descreveu o visual como “simples, bonito e divertido”, indicando que o objetivo é criar um produto que desperte um desejo imediato de uso.

Logo da OpenAI em um smartphone que está rodeado por um fone de ouvido, um mouse e um teclado
Rumores apontam que o dispositivo não terá tela e terá um tamanho semelhante ao de um smartphone (Imagem: JarTee/Shutterstock)

O CEO ainda comentou que, apesar de versões anteriores terem animado a equipe, nenhuma transmitia a sensação de ser um objeto irresistível. “Não tinha aquela vontade de pegar e usar de imediato”, disse. Isso mudou com o protótipo atual, que, segundo Altman, finalmente alcançou esse nível de atratividade.

Leia mais:

Visão de Jony Ive para o dispositivo

Jony Ive reforçou que o propósito do projeto é criar algo sofisticado, mas descomplicado. Para ele, boas soluções parecem quase inocentes de tão simples, mas entregam inteligência e facilidade de uso.

Entre os conceitos defendidos por Ive estão:

  • Produtos que convidam ao toque;
  • Dispositivos que não intimidam o usuário;
  • Ferramentas tão naturais que podem ser usadas quase sem pensar.

chip ia openai
Designer Jony Ive reforçou que o propósito do projeto é criar algo sofisticado, mas descomplicado (Imagem: Visuals6x/Shutterstock)

Altman complementou afirmando que espera que, ao verem o produto final, as pessoas simplesmente reconheçam: “É isso!”. Ive, por sua vez, demonstrou confiança ao responder: “Sim, elas vão.”

Com expectativa crescente e poucas informações divulgadas, o primeiro hardware da OpenAI surge como uma das apostas mais curiosas do setor de tecnologia para os próximos anos.

Maurício Thomaz
Colaboração para o Olhar Digital

Jornalista com mais de 13 anos de experiência, tenho faro pela audiência e verdadeira paixão em buscar alternativas mais assertivas para a entrega do conteúdo ao usuário.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.