Tesla revela estratégia para vender o Model Y na Índia: economia em combustível e manutenção

O automóvel é um SUV elétrico de tamanho médio que, segundo a marca, apresenta diversas tecnologias, tem segurança premiada e até cinco lugares
Por Matheus Chaves, editado por Layse Ventura 26/11/2025 20h14
Tesla Model Y
O veículo também apresenta um design moderno e sofisticado (Imagem: onapalmtree/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Model Y, carro elétrico fabricado pela Tesla, chegou à Índia em julho deste ano. Até então, conforme dados do governo indiano, foram vendidas apenas 100 unidades do veículo no país. O motivo pode estar relacionado ao seu alto preço: US$ 67 mil (cerca de R$ 357 mil). O valor é elevado devido à tarifa de importação de 100% à qual ele é submetido.

Em comparação com a maioria dos carros comercializados na Índia, o preço pode ser considerado extravagante. Segundo a Reuters, analistas apontam que os automóveis costumam ser vendidos por US$ 22 mil (aproximadamente R$ 117 mil) no país. 

Diante desse cenário, a Tesla decidiu apostar no baixo custo de manutenção e consumo de combustível para atrair consumidores indianos. 

Leia mais:

O Model Y é a grande aposta da Tesla no mercado indiano (Imagem: Jonathan Weiss/Shutterstock)

Economia de US$ 22 mil em até cinco anos

Em uma declaração dada a repórteres em Gurugram, onde nesta quarta-feira (26) a companhia realizou o evento de inauguração de seu maior centro de vendas e serviços na Índia, Sharad Agarwal, gerente-geral da Tesla no país, afirmou que quem decidir comprar um Model Y pode ter uma economia de aproximadamente US$ 22 mil (por volta de R$ 117 mil) em um período de quatro a cinco anos. 

“A Tesla não fornece um cronograma de manutenção porque a maior parte do serviço é feita remotamente por meio de atualizações de software, o que reduz o custo de propriedade. E o custo do carregamento doméstico é um décimo do preço da gasolina”, disse o executivo. 

A busca por ampliar a marca na Índia

A Tesla vem trabalhando para expandir a sua marca na Índia. Além do centro de vendas e serviços inaugurado nesta quarta-feira, a empresa tem implementado, de forma gradual, sua rede de superchargers, estações de carregamento rápido de alta potência para os automóveis da marca, iniciando a implantação pelas cidades de Gurugram, Mumbai e Delhi.

A implantação de superchargers na Índia é uma das maneiras de elevar a atratividade do carro da marca
Imagem: Mike Mareen/Shutterstock

Diante da tentativa de expansão, a marca busca superar rivais locais, como a Tata Motors, a SAIC Motor e a Mahindra & Mahindra.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.