Snapdragon 8 Gen 5 chega com IA avançada e foco em custo-benefício

Novo chip da Qualcomm mantém recursos do Elite, mas corta potência para reduzir custos; modelo deve estrear em celulares premium em breve
Pedro Spadoni26/11/2025 09h25
Ilustração do chip Snapdragon 8 Gen 5 da Qualcomm
(Imagem: Divulgação/Qualcomm)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

A Qualcomm apresentou o novo Snapdragon 8 Gen 5, chip que chega como versão não-Elite da sua plataforma premium. A empresa ainda o trata como topo de linha, mas sem o rótulo de desempenho máximo reservado ao 8 Elite Gen 5.

O objetivo dessa nova geração é levar a experiência de alto desempenho para celulares premium não-tão-caros-assim. Por isso, o 8 Gen 5 perde potência em comparação à versão Elite, mas mantém o pacote de tecnologias que define a linha. 

A expectativa é que o processador da Qualcomm estreie em novos modelos das marcas Motorola, OnePlus e Vivo nas próximas semanas.

Snapdragon 8 Gen 5 melhora desempenho em relação à geração anterior

O Snapdragon 8 Gen 5 é o segundo chipset da linha e chega fabricado em três nanômetros (3nm), com a nova CPU Oryon personalizada da Qualcomm. 

Pessoa segurando celular com logomarca do Snapdragon na tela; ao fundo, uma tela mostrando o logotipo da Qualcomm
O Snapdragon 8 Gen 5 entrega saltos significativos de performance em comparação à geração anterior (Imagem: Mamun_Sheikh/Shutterstock)

Essa CPU combina dois núcleos Prime a 3,8 GHz e seis núcleos Performance a 3,32 GHz, o que cria uma arquitetura voltada para alto desempenho em celulares premium.

Comparado ao Snapdragon 8 Gen 3, lançado em 2023, o novo chip entrega saltos significativos de performance: 

  • 36% mais velocidade de CPU;
  • 11% mais velocidade em GPU;
  • 46% mais velocidade em IA;
  • 76% mais agilidade na navegação web;
  • 13% a mais de economia de energia no SoC.

Já frente ao Snapdragon 8 Elite Gen 5, o novo modelo fica atrás no papel. A versão Elite atinge 4,6 GHz nos núcleos Prime e 3,62 GHz nos Performance, além de suportar armazenamento UFS 4.1, ausente no 8 Gen 5.

IA avançada e conectividade robusta sustentam o posicionamento da plataforma

O 8 Gen 5 dá ênfase à IA no dispositivo, com o Hexagon NPU, que processa modelos diretamente no celular, sem depender da nuvem. 

Montagem sobre destaques do chip Snapdragon 8 Gen 5 da Qualcomm
Um dos chamarizes do Snapdragon 8 Gen 5 é rodar IA avançada direto nos aparelhos, sem depender de nuvem (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Essa NPU oferece até 46% mais desempenho (em comparação ao SD 8 Gen 3) e trabalha junto ao Sensing Hub, processador dedicado que detecta ações do usuário, como pegar o smartphone para ativar assistentes como o Gemini

Na prática, isso habilita interações “agênticas”, com IA contextualmente ativa e sugestões personalizadas.

Na conectividade, o chipset traz o X80 5G Modem-RF, o mesmo do modelo Elite, com velocidades ligeiramente inferiores, mas mantendo recursos como suporte satélite e ultra wideband (UWB)

Wi-Fi e Bluetooth permanecem equivalentes. E a plataforma usa o Spectra ISP para câmeras e a GPU Adreno 840 sliced com Frame Motion Engine 3.0, mas sem o modo Adreno High-Performance Memory (HPM) encontrado no Elite. 

Fora isso, carregamento, display e quase todas as opções de câmera são idênticas entre os dois chips.

Leia mais:

A Qualcomm afirma que diversas marcas já adotaram o chipset. Entre elas, estão Motorola, OnePlus, Vivo, iQOO, Honor e Meizu

O primeiro lançamento será o OnePlus 15R, também chamado de Ace 6T/15R, com estreia marcada para 17 de dezembro nos Estados Unidos. A partir daí, o Snapdragon 8 Gen 5 deve se espalhar pela nova leva de smartphones premium mais acessíveis.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.