Moto com painéis solares retráteis promete recarga própria

Protótipo Solaris usa painéis retráteis, gerenciamento inteligente de energia e design leve em alumínio e carbono
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 27/11/2025 06h50
moto-eletrica-1920x1080
Imagem: MASK Architects
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

A Solaris, uma motocicleta movida a energia solar, ganhou destaque não por vir de uma grande fabricante do setor, mas por ser criada por um escritório de arquitetura e design.

A MASK Architects, conhecida por projetos arquitetônicos e consultoria em engenharia, desenvolveu o protótipo dentro de sua abordagem “Inventar e Integrar”. A proposta une estética, autonomia e soluções sustentáveis em um único veículo experimental.

Veículo solar desafia lógica da indústria e apresenta novo caminho para mobilidade sustentável – Imagem: MASK Architects

Painéis retráteis e recarga própria

  • A grande inovação da Solaris está no sistema de painéis solares circulares retráteis. Quando a moto é estacionada, as placas se desdobram como uma cobertura, ampliando a área de captação solar em até 150% em relação ao uso de painéis convencionais.
  • A energia alimenta uma bateria de lítio integrada, eliminando a necessidade de carregadores, grandes baterias ou infraestrutura elétrica.
  • A moto ainda conta com um sistema inteligente de gerenciamento que monitora o fluxo de energia em tempo real, com dados exibidos em um painel digital e opção de integração com aplicativo.

Leia mais:

Moto solar criada por escritório de arquitetura surpreende com design e autonomia inéditos – Imagem: MASK Architects

Design leve e proposta para regiões isoladas

O protótipo utiliza um chassi de alumínio e carbono para reduzir o peso, além de iluminação LED e um motor elétrico de alto torque com frenagem regenerativa.

Não há especificações técnicas detalhadas, mas o conceito mira regiões remotas ou áreas ambientalmente sensíveis, onde a falta de infraestrutura torna veículos solares uma alternativa viável.

Ainda assim, há desafios. As “asas solares” ocupam espaço e podem desagradar esteticamente. Sem planos de produção definidos, a Solaris permanece, por enquanto, como um conceito promissor.

Criada por escritório de arquitetura, Solaris amplia captação de energia em até 150% quando estacionada – Imagem: MASK Architects
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.