Black Friday: Google revela categorias mais buscadas

Dados refletem intenção de compra em tempo real e indicam que consumidores planejam adquirir itens, em média, de 5,8 categorias
Rodrigo Mozelli27/11/2025 20h59
Mão segurando um desenho de carrinho de compras preto com os dizeres
Maior evento do varejo será realizado nesta sexta-feira (28) (Imagem: Stokkete/Shutterstock)
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O Google divulgou um levantamento com as dez categorias de produtos mais pesquisadas na plataforma na véspera da Black Friday, principal data do varejo no Brasil.

Página de busca do Google
Pesquisa listou os tipos de produtos mais buscados na ferramenta de pesquisa da big tech (Imagem: DC Studio/Shutterstock)

Os dados, que refletem a intenção de compra em tempo real, indicam que os consumidores planejam adquirir itens, em média, de 5,8 categorias, com destaque para Moda, Casa e Construção e Automotivo no topo do interesse.

Black Friday: Top 10 categorias mais pesquisadas

A seguir, confira a lista das dez categorias de produtos mais pesquisadas no Google:

  1. Moda;
  2. Casa e Construção;
  3. Automotivo;
  4. Perfumaria;
  5. Informática;
  6. Móveis;
  7. Esportes e Lazer;
  8. Eletrodomésticos;
  9. Telefonia;
  10. Papelaria.

Homem olhando para cima e colocando a mão na roupa que está em um manequim
Moda é a categoria mais pesquisada (Imagem: Hryshchyshen Serhii/Shutterstock)

Leia mais:

Intenção de compra se mantém estável

Segundo a pesquisa, 60% dos entrevistados em outubro pretendem aproveitar a Black Friday para comprar, porcentual semelhante ao observado na primeira rodada do estudo, em julho. Além disso, 40% afirmam que pretendem gastar mais do que em 2024.

Homem conferindo o volante de um caro na área interna do veículo
Setor automotivo vem logo trás (Imagem: Anatoliy Cherkas/Shutterstock)

Black Friday: Amazon é líder em reclamações no Procon-SP; veja o ranking

O Procon-SP divulgou um balanço parcial de reclamações registradas na plataforma relacionadas às promoções de Black Friday. Desde segunda-feira (24) até esta quinta-feira (27), foram 1.695 queixas. A Amazon é líder entre as empresas que mais receberam reclamações, seguida do Mercado Livre.

Os principais registros são sobre problemas na entrega e pedido cancelado após a finalização da compra.

Procon-SP divulga balanço de reclamações na Black Friday

As reclamações divulgadas foram aquelas registradas na plataforma Procon-SP Digital, exclusivamente em relação a itens em promoção na Black Friday.

Todas as queixas são feitas por consumidores do estado de SP ou por intermédio de Procons municipais conveniados.

Do início da semana até esta quinta-feira, foram 1.695 reclamações.

Amazon é líder, seguida do Mercado Livre

O ranking de empresas que mais receberam queixas ficou assim:

  • Amazon: 123 reclamações (7,26%);
  • Mercado Livre: 100 reclamações (5,9%);
  • Magazine Luiza / Netshoes / Epoca Cosméticos / MagaluPay / Hub Fintech: 80 reclamações (4,72%);
  • Via / Casas Bahia / PontoFrio / Extra.com.br: 61 reclamações (3,6%);
  • Vivo / Telefônica: 47 reclamações (2,77%).

As empresas agrupadas em um mesmo tópico pertencem ao mesmo grupo comercial.

Os principais problemas registrados são:

  • Não entrega ou demora na entrega: 535 reclamações (31,56%);
  • Pedido cancelado após finalização da compra: 248 reclamações (14,36%);
  • Produto e/ou serviço entregue diferente do pedido, incompleto e/ou danificado: 173 reclamações (10,21%);
  • Maquiagem de desconto (desconto oferecido sobre o preço do produto não é real): 168 reclamações (9,91%);
  • Oferta não cumprida / venda enganosa / publicidade enganosa: 124 reclamações (7,32%).

O que dizem as empresas?

Olhar Digital contatou a Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza, Via e Vivo sobre os casos. A nota será atualizada com o posicionamento das empresas.

Leia a matéria completa aqui

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.