Temores de bolha de IA aumentam, mas analistas seguem confiantes

Resultados da Nvidia dividem investidores; setor segue atraindo investimentos bilionários e projeções de longo prazo
Leandro Costa Criscuolo27/11/2025 15h55
investimentos em ia
(Imagem: Shutterstock/khunkornStudio)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

A Nvidia voltou a apresentar um resultado financeiro robusto neste mês, reforçando sua posição dominante no setor de chips para inteligência artificial.

Ainda assim, as ações da empresa recuaram diante do temor, entre parte dos investidores, de que o mercado esteja inflado demais e prestes a enfrentar uma correção semelhante à da bolha da internet no início dos anos 2000.

Especialistas destacam empresas líderes e desafios no avanço da inteligência artificial
Após salto da Nvidia, mercado discute se a IA está inflada demais (Imagem: khunkornStudio / Shutterstock)

O analista Dan Ives, da Wedbush, discorda. Para ele, “os temores de uma bolha de IA são muito exagerados”. O desempenho da Nvidia, afirma, reforça que a revolução da inteligência artificial está apenas no “terceiro inning”, longe de um fim.

Comparações com a bolha da internet voltam ao centro do debate

  • A CNN Business explica como a discussão se intensificou esse ano, à medida que grandes empresas de tecnologia investem pesadamente em infraestrutura de IA.
  • Cerca de 40% do S&P 500 está concentrado em dez companhias — como Amazon, Meta, Microsoft e Alphabet — todas apostando que a IA impulsionará novos ciclos de receita.
  • Analistas, porém, destacam diferenças importantes em relação à era da bola da internet.
  • Bob Michele, do JP Morgan, argumenta que as empresas de IA já operam com modelos de negócios mais sólidos, ao contrário das startups da internet que fracassaram no início dos anos 2000.
IA mercado negócios
Alguns analistas veem risco de correção semelhante aos anos 2000, mas outros falam em início de uma década de forte crescimento (Imagem: khunkornStudio/ Shutterstock)

Leia mais:

Um possível superciclo de crescimento

Para investidores como Ravi Mhatre, da Lightspeed Venture Partners, a IA promete um ciclo de expansão “exponencialmente maior” do que os anteriores. Ele cita avanços rápidos dos modelos e o surgimento constante de novas aplicações — da melhora na produtividade à oferta de serviços ao consumidor.

Especialistas como Marta Norton, da Empower, acreditam que a economia global pode entrar em um superciclo de inovação e investimento. Mhatre pondera que há hype, mas afirma que a velocidade da criação de valor na IA é diferente de tudo já visto, mesmo que os riscos permaneçam.

Apesar das comparações com a bolha da internet, analistas afirmam que modelos de negócio atuais tornam o cenário diferente – Imagem: Anggalih Prasetya/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.