Siga o Olhar Digital no Google Discover
Finalizando a “turnê” mensal de novembro pelos planetas do Sistema Solar, a Lua visita Saturno neste sábado (29), em um fenômeno conhecido como conjunção astronômica – quando dois ou mais astros compartilham a mesma ascensão reta (coordenada equivalente à latitude terrestre).
Segundo o guia de observação InTheSky.org, isso acontece às 16h18 (pelo horário de Brasília). Nesse exato momento, o brilho do Sol pode atrapalhar a visão do par. No entanto, eles ainda poderão ser vistos muito perto um do outro quando anoitecer, até mais ou menos meia-noite e meia, quando desaparecem no horizonte.

A Lua brilha na constelação de Peixes em magnitude de -12.3, enquanto Saturno estará em Aquário, com 0.8 de magnitude. Quanto mais luminoso um objeto parece, menor é sua magnitude (relação inversa). O Sol, por exemplo, que é o corpo mais brilhante do céu, tem magnitude aparente de -27.
O par não estará próximo o suficiente para caber no campo de visão de um telescópio, mas será facilmente visível a olho nu ou através de um par de binóculos.

Termina o movimento retrógrado de Saturno – o que isso significa?
Na madrugada desta sexta-feira (28), Saturno começou um processo pelo qual seu movimento para o oeste através do céu é interrompido, e o astro retoma a trajetória habitual para leste, terminando seu “laço” retrógrado – assim chamado porque, durante o curso percorrido, o planeta parece formar um laço no firmamento.
Essa inversão de direção é um fenômeno que todos os planetas do Sistema Solar sofrem periodicamente. Segundo o site In-The-Sky.org, no caso daqueles cujas órbitas são mais externas que a da Terra (Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno), isso se dá poucos meses depois de passarem pela oposição, que é quando eles estão do lado oposto do Sol em relação ao nosso planeta (que fica entre os dois corpos celestes). Saiba mais detalhes aqui.
Leia mais:
- Lua de Saturno tem todos os ingredientes para a vida
- Veja imagens fascinantes de Saturno na oposição
- Algo parece ter colidido com Saturno – entenda
Não são só quatro: saiba quantas fases a Lua realmente tem
A maioria das pessoas acredita que a Lua tem quatro fases. No entanto, isso é apenas um resumo da incrível trajetória de renovação que ela percorre todos os meses.
Clique aqui para ir a fundo nessa eterna metamorfose e conhecer as “interfases”: aqueles momentos de transição entre o que já foi e o que está por vir pelos quais todos passam na vida – até mesmo a Lua