Google aplica novos limites de uso do Gemini 3 Pro devido à alta demanda

Sucesso do Gemini 3 Pro obriga Google a limitar o uso do modelo avançado e a geração de imagens e vídeos na versão gratuita; veja o que muda
Bruno Ignacio de Lima28/11/2025 12h14
gemini 3
(Imagem: daily_creativity / Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Se você tem notado que o Gemini 3 Pro está um pouco mais rigoroso com a quantidade de conversas e criações permitidas, não é impressão sua. Devido à popularidade explosiva da nova versão da inteligência artificial, o Google começou a aplicar limites de uso mais rigorosos para os usuários da modalidade gratuita. A medida visa equilibrar a carga nos servidores e garantir que o serviço continue funcionando para todos.

A mudança foi identificada em atualizações recentes nas páginas de suporte da empresa e em relatos de usuários. Basicamente, a “festa” precisou ser controlada. Quem utiliza a ferramenta intensivamente ao longo do dia agora tem mais chances de encontrar avisos de limite excedido, recebendo notificações para aguardar a renovação da cota diária ou migrar para planos pagos.

Leia mais:

Confira os novos limites de uso do Gemini por plano e modelo de IA

Gemini
Google Gemini (Imagem: Reprodução/Google)

Um dos pontos mais afetados pela nova política é a criação de imagens e o uso do modelo de raciocínio avançado. Para deixar tudo bem claro, reunimos abaixo as cotas atuais para cada modalidade, mostrando os novos limites e a diferença entre o uso gratuito e os planos pagos conforme detalhados pelo Google:

PlanoGemini Basic (sem um plano de IA da Google)Google AI Plus Google AI ProGoogle AI Ultra
Modelos do Gemini
Thinking
com o 3 Pro
Acesso básicoAté 5 vezes mais acesso do que o acesso básicoAté 20 vezes mais acesso do que o acesso básicoAté 100 vezes mais acesso do que o básico
Fast
com o 2.5 Flash
Acesso geral
Capacidade de resposta
Tamanho do contexto32 000128 mil1 milhão
Funcionalidades
Resumos de áudioAcesso geral
Deep ResearchAcesso básico com o modelo FastAcesso limitado com o modelo ThinkingAté 50 vezes mais acesso do que o básico com o modelo ThinkingAté 500 vezes mais acesso do que o básico com o modelo Thinking
Deep ThinkAcesso básico com uma capacidade de resposta de 192 mil tokens
Geração e edição de imagensAcesso básicoAcesso mais elevado
Ações agendadas  Acesso limitado com o 2.5 Deep Think
Geração de vídeoAcesso limitado com o Veo 3.1 Fast (pré-visualização)Acesso expandido com o Veo 3.1 Fast (pré-visualização)O nível de acesso mais elevado com o Veo 3.1 (pré-visualização)
Funcionalidades adicionais*Limites de utilização sujeitos ao modelo selecionado
Acesso antecipado a funcionalidadesAcesso prioritário a algumas novas funcionalidades

OBS: O “Acesso básico” significa que não há um número fixo garantido, podendo mudar conforme o tráfego do dia.

“Os limites podem ser alterados sem aviso prévio, inclusive devido a restrições de capacidade. Quando existe um grande aumento na atividade nas Apps Gemini, podemos alterar os limites para manter um elevado padrão de qualidade. Se a capacidade mudar, os limites para utilizadores sem um plano Pro ou Ultra podem ser atingidos antes dos limites dos utilizadores com um plano”, afirma o Google em sua página de suporte.

O maior “freio” foi na versão Pro das imagens e a exclusividade de recursos pesados, como a geração de vídeos, para assinantes. Então, se você costumava gerar várias imagens em sequência, atingirá o teto diário muito mais rapidamente.

Google explica mudança nos limites do Gemini 3 Pro

Alemanha receberá investimento bilionário do Google em tecnologia e IA
(Imagem: RYO Alexandre / Shutterstock)

A justificativa oficial gira em torno da sustentabilidade do serviço diante de uma demanda sem precedentes. O processamento de IA generativa de ponta, como o oferecido pelo Gemini 3 Pro e pelos modelos de imagem “Banana”, exige uma infraestrutura computacional caríssima e limitada. Com milhões de pessoas querendo testar as novidades simultaneamente, o gargalo é inevitável.

Embora a notícia possa frustrar quem se acostumou com a liberdade total, ela sinaliza que a ferramenta do Google realmente caiu no gosto popular. Para o usuário comum, o acesso gratuito continua valioso para tarefas do dia a dia, mas exige agora um pouco mais de planejamento e paciência para não esgotar os recursos disponíveis nos horários de pico.

Bruno Ignacio de Lima
Colaboração para o Olhar Digital

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia e conteúdo perene. Atualmente, é colaborador no Olhar Digital.