Google e OpenAI reduzem o limite de criação em suas IAs – Nano Banana Pro e Sora

Limitações ocorrem pela alta demanda de utilização das plataformas para a geração de imagem e vídeo, respectivamente
Por Matheus Chaves, editado por Bruno Capozzi 28/11/2025 14h47
Ferramentas de IA
O Nano Banana foi desenvolvido pelo Google para criar imagens, já o Sora é voltado à geração de vídeos (Imagens: Danilo Oliveira/Olhar Digital e Tada Images/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

De acordo com o site The Verge, o Google e a OpenAI reduziram o limite de criação de suas ferramentas Nano Banana e Sora por conta da demanda excessiva dos usuários. 

Restrição no Nano Banana Pro

Segundo as informações, a utilização da versão gratuita do Nano Banana Pro, que foi lançada na quinta-feira (20) deste mês, foi restringida a apenas duas gerações de imagens por dia.

Vale destacar que, anteriormente, o limite estava estabelecido em três imagens. Segundo o 9to5Google, existe a possibilidade de os limites mudarem com frequência e “sem aviso prévio”, o que é normal depois de lançamentos populares.

De acordo com a 9to5Google, a big tech também vem restringindo o acesso à versão gratuita do Gemini 3 Pro. Não há informações sobre o possível novo limite.

Leia mais:

Limitação no Sora

Bill Peebles, chefe da Sora na OpenAI, afirmou nesta sexta-feira (28), por meio de uma publicação no X (antigo Twitter), que estão estabelecendo limites de utilização para usuários gratuitos da ferramenta. Agora, são possíveis apenas 6 gerações por dia.

O executivo explicou que as GPUs do sistema estão sobrecarregadas e que a empresa precisa garantir a utilização da ferramenta para o máximo de pessoas. “Os limites para usuários do ChatGPT Plus e Pro permanecem inalterados”, destacou Peebles. 

Além disso, quem tiver necessidade, pode pagar e adquirir gerações adicionais. Isso inclusive já havia sido destacado por ele em uma postagem anterior, no dia 28 de outubro, quando a OpenAi lançou a possibilidade de comprar gerações extras no Sora.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.