De onde vem o nome Black Friday? Confira curiosidades sobre a data

Inicialmente, termo não tinha uma conotação positiva e só fez sucesso muito depois
Vitoria Lopes Gomez28/11/2025 10h39
Pessoa segurando várias sacolas com a frase
(Imagem: SeventyFour/iStock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

A Black Friday acontece nesta sexta-feira (28), mas as promoções começaram desde o início da semana. A data acontece em vários países do mundo e promove descontos às vésperas das festas de fim de ano.

O nome, no entanto, não veio por um bom motivo. O termo se referia a uma crise na bolsa de valores no século 19 e só depois foi ressignificado para a Black Friday que conhecemos hoje.

Veja a origem do nome e outras curiosidades sobre a data.

black friday
Termo Black Friday só se tornou popular na década de 90 (Imagem: Andrew Angelov/Shutterstock)

De onde vem o nome Black Friday?

De acordo com a BBC, o termo foi utilizado pela primeira vez no dia 24 de setembro de 1869. Na época, dois especuladores, Jay Gould e James Fisk, tentaram tomar o mercado de ouro da Bolsa de Nova York e os Estados Unidos tiveram que intervir. O governo elevou a oferta de matéria-prima no mercado, provocando uma queda nos preços – tudo isso para corrigir a distorção.

O resultado? Com o aumento na oferta, a queda nos preços levou investidores a perderem fortunas de dinheiro, um evento que ficou conhecido como Black Friday (ou “sexta-feira negra”).

O linguista Benjamin Zimmer, editor-executivo do site Vocabulary.com, lembrou que, durante muito tempo, o adjetivo “negro” foi usado para retratar tragédias.

Bonecos de Papai Noel na entrada de uma loja no centro de uma cidade
Dia das promoções está associada às compras de final de ano, vindo sempre perto do Natal (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Data ganhou novo significado

Com o tempo, a data foi ressignificada.

Em 1905, a loja canadense Eaton’s começou a promover um desfile com Papai Noel. A presença do bom velhinho significava o início das festas de final de ano – e, claro, das compras.

Em 1924, a loja de departamento Macy’s, dos Estados Unidos, copiou a ideia e também começou a promover desfiles logo após o Dia de Ação de Graças, incentivando que os clientes fossem às compras. Como a data é celebrada em uma quinta-feira, os desfiles costumavam acontecer na sexta-feira.

Mas algo diferente aconteceu em 1939. Do século 19 ao início do século 20, a comemoração acontecia na quarta ou quinta quinta-feira do mês de novembro – ou seja, podia ser a penúltima ou última do mês.

Em 1939, foi justamente isso que aconteceu: o Dia de Ação de Graças caiu na última quinta-feira de novembro, o que deixou os lojistas preocupados com o curto período para as compras de final de ano. Eles enviaram uma petição ao então presidente Franklin Roosevelt para declarar o início das festas uma semana mais cedo – o que foi autorizado.

Em 1941, uma resolução do Congresso dos EUA resolveu o problema de vez, definindo que o Dia de Ação de Graças seria comemorado na quarta quinta-feira de novembro. Isso garante uma semana extra de compras até o Natal.

black friday online
A Black Friday brasileira também é pautada no calendário americano (Imagem: style-photography/iStock)

Black Friday permaneceu restrita por algum tempo

Mesmo com as compras intensas no período de final de ano, a Black Friday só virou um sucesso depois.

Inicialmente, o dia era chamado de “Big Friday” por policiais da Filadélfia, frustrados com o alto fluxo de pessoas e poluição. Os lojistas não gostaram da associação negativa e, em 1961, repaginaram o termo para “Big Friday” (“A Grande Sexta-feira”).

As compras continuaram em alta, sendo um dos períodos de maior arrecadação das lojas. No entanto, de acordo com a BBC, demorou algum tempo até que a data ganhasse uma conotação positiva. Inclusive, a tradição continuou restrita à Filadélfia por anos.

De acordo com Zimmer, o termo “Black Friday” só se espalhou em meados dos anos 1990. Além disso, a febre das compras nesse dia específico só se tornou popular nos anos 2000. Antes disso, não era regra que os americanos comprassem presentes especificamente na sexta-feira de promoções, mas sim ao longo do final de semana.

e-commerce
E-commerce deve ser destaque no Brasil por mais um ano (Imagem: Bird stocker TH/Shutterstock)

Black Friday ganhou o mundo

Inicialmente, o dia das ofertas acontecia só nos Estados Unidos. Algum tempo depois, lojistas canadenses começaram a perceber que clientes estavam viajando para os EUA para fazer compras com descontos – e passaram a oferecer suas próprias promoções.

A tradição se estendeu para o México e, depois, para outros países. No geral, a data acontece se baseando no calendário americano: um dia depois do Dia de Ação de Graças – nesse caso, nesta sexta-feira.

Leia mais:

E no Brasil?

  • Por aqui, muitas lojas iniciam as promoções uma semana antes e seguem com ofertas dias depois, para aproveitar o momento de compras de final de ano;
  • No ano passado, dados da Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (Abiacom) apontaram que, só no comércio online, a Black Friday movimentou R$ 7,93 bilhões em toda a semana, chegando até a segunda-feira seguinte;
  • A projeção da associação é que, este ano, as compras movimentem R$ 9,08 bilhões só na internet.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Ícone tagsTags: