Reclame Aqui: Black Friday já soma mais de 8 mil reclamações e 400 alertas de golpe

Reclame Aqui também registrou alertas de golpes feitos por IA
Vitoria Lopes Gomez28/11/2025 11h51, atualizada em 28/11/2025 13h20
e-commerce
(Imagem: jamesteohart / Shutterstock.com)
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Apesar dos descontos terem começado no início desta semana, a Black Friday acontece oficialmente nesta sexta-feira (28). E em menos de dois dias de evento, o Reclame Aqui já soma mais de 8.600 reclamações, conforme levantamento da própria plataforma.

As principais lojas citadas nas queixas são Amazon, Mercado Livre, Americanas e Magazine Luiza, confirmando a dominância do e-commerce nas compras deste ano. Os consumidores também alertaram para golpes feitos com IA.

Pessoa segurando várias sacolas com a frase "Black Friday" impressa em cada uma
Black Friday acontece oficialmente nesta sexta-feira (Imagem: SeventyFour/iStock)

Reclame Aqui registrou mais de 8.600 reclamações na Black Friday

Entre 12 hrs de quarta-feira (26) até às 6 hrs desta sexta-feira (28), foram mais de 8.600 reclamações no Reclame Aqui. O número caiu em relação ao mesmo período do ano passado, que ficou em 8.800.

A plataforma apontou que, apesar das promoções antecipadas, as compras seguem concentradas nesta sexta-feira, dia oficial da Black Friday. Segundo Edu Neves, cofundador e CEO do Reclame Aqui, muitas pessoas pesquisaram itens ao longo da semana para comprar preços – e outras ainda estão avaliando o que vale a pena adquirir.

Lojas mais citadas são grandes varejistas online

Entre as empresas mais citadas, estão grandes varejistas – em sua maioria, marketplaces e lojas online. Segundo o Reclame Aqui, isso mostra o volume de transações que essas companhias atraem.

Confira o ranking:

(Imagem: Reclame Aqui/Reprodução)

Os principais problemas citados nas reclamações foram:

  • Atraso na entrega: 23,25% das reclamações;
  • Produto não recebido: 12,68% das reclamações;
  • Propaganda enganosa: 10,7% das reclamações;
  • Estorno do valor pago: 6,64% das reclamações;
  • Cobrança indevida: 4,47% das reclamações.

Confira os produtos mais reclamados:

(Imagem: Reclame Aqui/Reprodução)

Estratégias para atrair clientes na Black Friday

De acordo com o levantamento, as empresas que mais atraíram consumidores usaram estratégias de frete grátis (50%); desconto alto no preço do produto (50%), cupons de desconto (35%) e entrega rápida (25%).

No entanto, os clientes também estão em alerta. O Reclame Aqui já identificou 431 reclamações sobre sites falsos durante novembro, até a quarta-feira (26). Os endereços são construídos para parecer verdadeiros e até usam IA para criar uma aparência mais profissional. A maioria é impulsionada por anúncios pagos em redes sociais (principalmente YouTube, Instagram, Facebook e TikTok), geralmente oferecendo promoções-relâmpago de produtos muito desejados.

A plataforma ponta que, na pressa de garantir uma boa oferta, a pessoa clica no link, paga via Pix e, poucos segundos depois, a loja desaparece. Entre os consumidores em busca de ofertas na Black Friday, 42% já viram alguma oferta que parecia golpe feito com IA. Entre os pontos que mais ajudam a identificar os sites falsos, são:

  • Barato demais para ser verdade (50%);
  • Loja fake se passando por loja oficial (36%);
  • Urgência desnecessária para fazer a compra (25%).
black friday
E-commerce deve ser destaque no Brasil por mais um ano (Imagem: Andrew Angelov/Shutterstock)

O que dizem as empresas?

O Olhar Digital entrou em contato com as empresas citadas: Amazon, Mercado Livre, americanas, Magazine Luiza, Casas Bahia, Granado – Phebo, McDonalds, Natura, Kiko Milano – Cosméticos e Sephora.

Leia mais:

Confira o posicionamento da Americanas:

A Americanas está atuando com celeridade para garantir o solucionamento de cada caso relatado por seus clientes na plataforma Reclame Aqui. A companhia busca oferecer a melhor experiência nesta Black Friday, realizada durante todo o mês de novembro, e reforça o compromisso de garantir uma jornada de compra segura, transparente e satisfatória a seus milhões de clientes em todo Brasil.

Americanas

Confira o posicionamento da Natura:

A Natura informa que reforçou sua operação de atendimento e logística para a Black Friday. Para garantir a melhor experiência de compra a seus clientes, a empresa monitora de perto todas as etapas do pedido, da confirmação à entrega.

Mesmo com alta considerável no número de pedidos nas últimas semanas, o índice de reclamações no Reclame Aqui permaneceu estável, variando apenas 1% em relação à média semestral e mantendo a reputação ‘Ótimo’ da marca no portal.

Os canais digitais e via WhatsApp (11 93036-0000) seguem operando 24 horas por dia, 7 dias por semana, para oferecer suporte e atendimento aos clientes.

Natura

Confira o posicionamento do grupo Magalu:

O Magalu, grupo há quase 70 anos no mercado varejista, reforça seu compromisso com a excelência no atendimento ao cliente. A companhia se destaca com um dos maiores índices de solução em portais como Reclame Aqui, com selo RA1000, Ranking Sindec (PROCONs) e consumidor.gov.br – o que demonstra seu total compromisso com os consumidores. O Magalu mantém índice de solução acima a 80% no Sindec – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor -, que demonstra excelência no atendimento aos clientes.

Grupo Magalu

Confira o posicionamento da Amazon:

A Amazon reafirma seu compromisso em oferecer aos clientes sempre a melhor experiência possível. A empresa reconhece que, nestes períodos de grande demanda, podem haver inconvenientes. Neste caso, recomendamos que os consumidores entrem em contato conosco pelos canais oficiais para que possamos analisar seus casos. Nossa equipe de atendimento está disponível pelo chat direto no site ou no app, pelo telefone 0800 038 0541 ou pelo e-mail ajuda-amazon@amazon.com.br, e prontos para prestar todo o suporte necessário.

Amazon

Confira o posicionamento da Casas Bahia:

O Grupo Casas Bahia reforça a posição de respeito aos seus clientes e se mantém atento às manifestações. A companhia acompanha de perto todos os registros feitos pelos órgãos de defesa do consumidor e mantém diálogo permanente com o Procon-SP para solucionar rapidamente cada caso.

Informa ainda que segue comprometida em elevar a experiência do consumidor para reduzir de forma consistente quaisquer pontos de atrito.

Casas Bahia

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.