Anúncios no ChatGPT estão prestes a chegar, mas usuários de iPhone podem escapar deles

Referências encontradas no app para Android mostram que a OpenAI prepara propagandas para a sua ferramenta de inteligência artificial
Por Matheus Chaves, editado por Layse Ventura 01/12/2025 18h35
ChatGPT
Não há informações e nem rumores sobre a frequência na qual os anúncios irão aparecer na ferramenta (Imagem: Arsenii Palivoda/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

O uso de anúncios dentro do ChatGPT, especialmente para quem utiliza a versão gratuita, parece cada vez mais provável. Embora o CEO da OpenAI, Sam Altman, já tenha manifestado desconforto com a ideia e afirmado que seria apenas “último recurso”, recentes descobertas no código de testes para Android apontam que a empresa está preparando essa implementação.

De acordo com uma publicação do usuário Tibor Blaho no X (antigo Twitter), na versão beta 1.2025.329 do aplicativo para Android, há referências explícitas a “ads feature”, “search ad” e “bazaar content”, que são códigos para uso de anúncios, o que sugere o andamento da implementação de propagandas na plataforma.

Leia mais:

O que isso significa para os usuários

  • A previsão de anúncios para usuários gratuitos do ChatGPT altera a experiência tradicional, pois as propagandas podem mudar a fluidez de uso da ferramenta.
  • Quem preza pela versão “limpa”, sem distrações publicitárias, pode considerar alternativas de inteligência artificial, a não ser que sejam usuários de iPhone.

Usuários do iPhone podem driblar os anúncios

iPhone
IA da Apple pode ser fundamental para os usuários não se depararem com anúncios no ChatGPT
(Imagem: chainarong06/Shutterstock)

Caso o anúncio seja ativado em todas as plataformas — o que parece provável — usuários de iPhone deverão receber as propagandas como os demais. No entanto, para quem busca evitar os anúncios, há uma possibilidade: usar a Siri. Ao fazer uma pergunta que a Siri não reconheça, ela recorre ao ChatGPT nos bastidores — e, segundo o portal 9to5Mac, essa integração não deve incluir anúncios.

Além disso, acordos entre Apple e OpenAI indicam que as interações via Siri não são usadas para treinar a IA. Dessa forma, é possível que os anúncios não apareçam neste tipo de uso.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.