Tesla perde força na Europa, exceto por um único país

Noruega bate recordes em vendas e salva desempenho da Tesla em meio a declínio da montadora no mercado europeu
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Layse Ventura 02/12/2025 12h44
tesla
Imagem: Tada Images/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

A Tesla vive um contraste marcante entre seus mercados europeus em 2025. Na Noruega, a montadora alcançou um desempenho histórico: foram 28.606 veículos registrados entre janeiro e novembro, alta de 34,6% em relação ao ano anterior e um recorde nacional absoluto, como explica o WIRED.

A empresa agora detém 31,2% de todo o mercado automotivo norueguês. O avanço se explica por fatores específicos, como a longa política de incentivos fiscais que tornou os elétricos mais acessíveis e a corrida dos consumidores para aproveitar a isenção de IVA antes de sua redução em 2026 e eliminação completa em 2027.

Fachada de uma loja da Tesla com o logo da empresa
Noruega vira exceção rara na pior fase da Tesla na Europa (Imagem: Stock all/Shutterstock)

Leia mais:

Europa registra queda generalizada e perda de mercado

  • Fora da Noruega, porém, o cenário é negativo. Dados da Reuters mostram que os registros de veículos da Tesla despencaram em novembro: queda de 58% na França, 59% na Suécia e 49% na Dinamarca.
  • Na Alemanha, apenas 750 unidades foram registradas em outubro — menos da metade do volume do ano anterior.
  • No acumulado dos dez primeiros meses de 2025, a Tesla perdeu cerca de 30% das vendas na Europa, segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, e sua participação no mercado de elétricos caiu de 12,6% para 7,2%.
tesla
Boicotes e concorrência ampliam crise europeia da Tesla, apesar do bom desempenho na Noruega – Imagem: bluestork/Shutterstock

Concorrência em alta e desgaste da imagem afetam desempenho

A queda é explicada por múltiplos fatores. As posições políticas de Elon Musk provocaram boicotes em países como a Alemanha, reduzindo a confiança na marca.

Ao mesmo tempo, a concorrência aumentou: mais de 150 modelos elétricos disputam espaço no mercado europeu, e pesquisa da Escalent mostra que 38% dos consumidores acreditam que a Tesla perdeu sua aura de inovação.

Na Itália, os registros caíram 47% em outubro, apesar do forte crescimento do setor de elétricos no país.

Foto de Elon Musk acima do logo da Tesla
Impacto político de Musk é apontado como uma das razões do boicote que afetou as vendas da Tesla em países europeus (Imagem: miss.cabul/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.