Frente fria muda o tempo e amplia risco de temporais no Brasil

Frente fria e corredor de umidade espalham chuva forte, temporais e queda de temperatura em várias regiões do Brasil no começo de dezembro
Ana Luiza Figueiredo02/12/2025 11h48
chuva
(Imagem: Iara Faga / Shutterstock.com)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

A primeira semana de dezembro deve ser marcada por chuvas frequentes, mudanças bruscas de temperatura e risco de temporais em grande parte do país. A formação de uma frente fria na costa do Sudeste, somada ao transporte de calor e umidade da Amazônia, cria o cenário para dias instáveis, segundo informações de Climatempo e Inmet.

Ao longo da semana, o sistema avança e organiza um corredor de umidade que se estende do Sudeste ao Norte, mantendo o tempo fechado e ampliando os volumes de precipitação.

De acordo com o Climatempo, esse padrão deve persistir até o fim da primeira semana do mês, com pancadas concentradas no período da tarde e noite. Estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão entre os mais afetados pelo aumento do risco de temporais.

amazonia floresta
Corredor de umidade (Imagem: JarnoVerdonk / iStock)

Previsão aponta risco de temporais e ventos fortes

O Climatempo destaca que, nesta terça-feira (2), diversas regiões enfrentam instabilidades com chuva moderada a forte e rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h em trechos do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Em áreas do Sul, especialmente no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, há registros de trovoadas e ventos entre 40 e 50 km/h desde o início da manhã.

No Sudeste, a formação de uma nova área de baixa pressão na costa paulista reforça as instabilidades. As pancadas ocorrem com maior intensidade no sul de Minas, leste paulista e interior do Rio de Janeiro, aumentando o risco de temporais. No Espírito Santo, os ventos também podem atingir marcas mais intensas no litoral.

Em São Paulo, a capital registra mínima de 20 °C e máxima de 29 °C nesta terça. A chuva pode ocorrer desde a manhã, aumentando ao longo do dia. Já no Rio de Janeiro, a previsão para quinta-feira aponta máximas próximas de 26 °C, cerca de oito graus abaixo do observado no início da semana.

Uma frente fria chega a São Paulo trazendo chuva e queda de temperaturas na região central da capital paulista
Previsão para esta terça-feira é de chuvana capital paulista (Imagem: Cris Faga / Shutterstock.com)

Queda de temperatura no Centro-Sul

A frente fria rompe a sequência de dias de calor intenso registrada no fim de novembro. Segundo a Climatempo, cidades como São Paulo não devem ultrapassar 24 °C na quarta-feira (3), e Campo Grande pode cair de 34 °C para 27 °C no mesmo período. A diferença entre massas de ar quente e frio deve favorecer a formação de tempestades isoladas, com possibilidade de raios, ventos fortes e granizo, conforme análise da meteorologista Estael Sias, da MetSul.

No Centro-Oeste, o tempo abafado persiste, mas a combinação de alta umidade e baixa pressão no Paraguai reforça as chuvas. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás têm risco de temporais, especialmente no período da tarde.

Nordeste alterna calor intenso e áreas de instabilidade e Norte mantém tempo instável

Embora o litoral do Nordeste registre apenas chuvas fracas em alguns trechos, áreas como o oeste da Bahia, sul do Maranhão e Piauí enfrentam instabilidades moderadas a fortes. A região segue com temperaturas elevadas, e a Climatempo destaca que cidades do sertão podem atingir 40 °C ao longo de dezembro.

Termômetro marcando temperaturas altas em montagem para ilustrar calor e aquecimento global
Algumas cidades do Nordeste podem registrar temperaturas de 40 °C (Imagem: Quality Stock Arts / Shutterstock.com)

No Norte, a dinâmica das instabilidades segue semelhante. Estados como Amazonas, Acre, Rondônia e Tocantins devem registrar chuva moderada a forte, com risco de temporais no sul da região. Pará e Amapá têm previsão de tempo mais firme no nordeste dos estados.

Leia mais:

Dezembro deve registrar chuva acima da média

Segundo o Inmet, boa parte do Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste terá chuvas acima da média para o mês. O Sul é a exceção, com previsão de volumes menores que o normal. Já as temperaturas tendem a ficar abaixo da média em grande parte do país, especialmente no Sudeste e Centro-Oeste.

A formação recorrente de corredores de umidade e da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve manter o padrão de instabilidade ao longo do mês, elevando os acumulados de chuva em grande parte do território. No Sul, apesar de períodos de frio atípico no Paraná e Santa Catarina, o Rio Grande do Sul pode alternar momentos de calor acima do normal.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.