Governo quer internet em todas as escolas públicas até fim de 2026

Estratégia visa dar condições igualitárias de estudo para todos no Brasil, ampliando as oportunidades de aprendizagem
Por Matheus Chaves, editado por Lucas Soares 02/12/2025 16h27
Estudo
Disponibilização da tecnologia promete possibilitar novas técnicas de ensino na sala de aula (Imagem: PeopleImages/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Nesta terça-feira (2), o governo federal anunciou que planeja garantir acesso à internet em todas as escolas públicas do Brasil até dezembro de 2026. A afirmação foi feita pelo Frederico de Siqueira Filho, ministro das Comunicações, durante sua participação no programa Bom Dia, Ministro, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

De acordo com o ministro, a estratégia envolve a utilização de infraestrutura de fibra óptica ou satélite. Além disso, o governo entende que a conexão de todas as escolas públicas é algo muito importante para o desenvolvimento educacional de crianças e jovens. 

Leia mais:

Ampliação da rede móvel e tecnologia 5G

Ministro
Frederico Siqueira Filho foi oficializado como Ministro das Comunicações no dia 24 de abril de 2025 (Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Além da meta para as escolas, o ministro informou que a cobertura da rede móvel de quinta geração (5G) já ultrapassou 64% do território nacional, superando a previsão de 57% para 2027 feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em paralelo, o governo está concluindo as instalações da cobertura 4G em zonas rurais e distritos, alcançando localidades com menor densidade populacional.

“Em 2025, vamos conectar 1,5 mil localidades em distritos na zona rural com essa tecnologia para viabilizar a conectividade móvel para essa população. E no 5G, nos grandes centros, a gente já atendeu 67% do território previsto no edital”, afirmou o ministro.

A ideia é expandir cada vez mais a tecnologia no Brasil – Imagem gerada por Inteligência artificial/Shutterstock

Próximos passos e licitação para ampliar cobertura

O governo anunciou que pretende realizar, em janeiro, um novo leilão para a faixa de 700 MHz, com o objetivo de ampliar a capilaridade da rede móvel. O edital deverá contemplar localidades com ao menos 600 habitantes, promovendo a expansão da tecnologia 5G móvel.

Matheus Chaves
Colaboração para o Olhar Digital

Matheus Chaves é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.