Siga o Olhar Digital no Google Discover
O YouTube apresentou um novo recurso chamado Recap, que permite aos usuários rever os vídeos e canais mais assistidos ao longo do último ano. A novidade destaca interesses, momentos marcantes e mudanças no gosto por conteúdo, oferecendo uma visão personalizada do histórico de visualização.
Disponível por enquanto nos Estados Unidos, o Recap promete transformar a forma como os usuários acompanham sua jornada de vídeos, mostrando até 12 cartões com os principais criadores e temas.

Recap: sua retrospectiva de vídeos personalizada
O Recap do YouTube funciona de forma parecida com a Retrospectiva do Spotify, atribuindo aos usuários um “tipo de personalidade” com base nos hábitos de visualização. Entre os perfis estão:
- Aventureiro: explora vídeos variados e novas tendências;
- Desenvolvedor de Habilidades: foca em tutoriais e aprendizado;
- Espírito Criativo: busca inspiração em conteúdos artísticos e inovadores.
Além de destacar criadores e temas, o Recap mostra estatísticas de música, como artistas e faixas mais ouvidas, embora não substitua o resumo anual do YouTube Music, que segue disponível separadamente no aplicativo.
“É uma forma divertida e informativa de refletir sobre como seus interesses evoluíram ao longo do ano”, comenta a equipe do YouTube em nota.

Como acessar o Recap
Quando o recurso estiver disponível no Brasil, basta selecionar o botão dedicado na página inicial do YouTube ou acessar a guia “Você” no menu do usuário. O Recap funciona em dispositivos móveis e computadores.
Com o Recap, os usuários poderão explorar:
- Principais canais assistidos;
- Tendências de vídeos e Shorts;
- Evolução do gosto pessoal por temas;
- Estatísticas de música e podcasts;
- Momentos marcantes do ano em 12 cartões interativos.
Tendências nos EUA em 2025

O YouTube também divulgou gráficos mostrando os conteúdos mais populares entre os usuários dos EUA em 2025. Entre os destaques estão os canais MrBeast, The Joe Rogan Experience e a trilha sonora de Demon Hunters (K-Pop).
Leia mais:
- YouTube é criticado por política de biometria em ferramenta anti-deepfake
- YouTube desenvolve recurso para organizar recomendações e melhorar o feed
- A nova guerra da Netflix: roubar público do YouTube com videocasts
Essas informações ajudam a mapear tendências, interesses e preferências culturais de quem assiste ao YouTube.